Cotidiano

Relógios devem ser atrasados no final de semana

Os dias mais longos e as noites mais curtas estão prestes a acabar. O horário de verão, que começou em outubro do ano passado, acaba na primeira hora deste domingo (18). A partir da meia noite entre sábado e domingo, moradores de 10 estados e do Distrito Federal vão precisar atrasar o relógio em uma hora.

O objetivo do horário de verão é economizar energia no País e evitar sobrecargas no fim da tarde. Em vigor pela primeira vez em 1931, a medida só se tornou permanente em 2008, sempre entre o terceiro domingo de outubro até o terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte.

No entanto, o presidente Michel Temer (PMDB) apresentou junto com o Ministério de Minas e Energia, justificativas para o fim do horário de verão a partir deste ano. Segundo análise, foram identificadas perdas de efetividade do programa.

Porém, por conta de difíceis períodos de estiagem no Brasil, que reduz drasticamente os níveis de água das usinas hidrelétricas – o que obriga o governo a utilizar suas termelétricas que possuem um custo operacional bem mais elevado – decidiu-se mantê-lo, mas por um período mais curto.

Com isso, o horário de verão de 2018 começará somente em 4 de novembro, um fim de semana depois do segundo turno das eleições, em 28 de outubro.

Paraná economizou

De acordo com a Copel (Companhia de Energia do Paraná) a redução da demanda de energia no horário de pico, das 18h às 21h, foi entre 4% e 5% em todo o Estado, mesmo resultado dos últimos anos.

 

Quais estados mudam?

Paraná

Santa Catarina

Rio Grande do Sul

São Paulo

Rio de Janeiro

Espírito Santo

Goiás

Mato Grosso

Mato Grosso do Sul

Minas Gerais

Distrito Federal

 

Outono

Assim como o horário, a estação mais quente do ano dá adeus em um mês. A partir das 13h14 do dia 20 de março inicia oficialmente o outono, que segue até às 7h06 do dia 21 de junho.

Horário de Verão

O Horário de Verão termina oficialmente neste domingo, nas regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste. À meia-noite, os ponteiros devem ser atrasados em uma hora. O gerente de Operação de Sistemas de Alta Tensão da Copel (Companhia Paranaense de Energia, Nelson Cuquel, revelou ontem ao O Paraná que a redução da demanda de consumo no horário de pico (18h às 21h) ficou entre 4% e 5% no Paraná. “É como se desligasse um município do porte de Maringá da tomada nesse período”, disse Cuquel. “É bom deixar bem claro que o objetivo do horário de verão não é economizar, mas sim evitar sobrecarga do sistema em horários de alto consumo”, esclareceu.

Consumo de energia

A Copel informa que sempre trabalhou com números conservadores em relação à redução de consumo de energia, pois o objetivo principal dessa medida não é economia de energia, e sim alívio no sistema de geração, transmissão e distribuição de energia. Nos três meses do horário de verão, ocorre a redução de 0,5% do consumo de energia. Dificilmente, o consumidor sentirá essa redução em suas faturas de energia, ainda assim, uma redução de 0,5% em um universo de milhões de consumidores deve ser incentivada e preservada porque se reflete, em última instância, em redução de acionamento de unidades térmicas.

Linha do Equador

Questionado se era possível mensurar se o Paraná está entre os estados brasileiros que mais reduziram o consumo de energia durante o Horário de Verão, Nelson Cuquel citou que geograficamente é possível afirmar que os ganhos são maiores de acordo com a distância em relação à Linha do Equador, pois há diferença de duração entre dia e noite. “Deste modo, é possível afirmar que os benefícios são maiores para os estados da região Sul”, destacou Cuquel.