Cotidiano

Relações entre mulheres são mistério para os homens, diz Natalie Portman

VENEZA ? Os relacionamentos entre as mulheres continuam sendo um mistério para os homens, disse a atriz Natalie Portman no Festival Internacional de Cinema de Veneza nesta quinta-feira, acrescentando sua voz aos apelos para que a indústria cinematográfica empregue mais mulheres diretoras.

Natalie se pronunciou durante a apresentação de “Planetarium”, drama no qual ela e Lily-Rose Depp interpretam duas irmãs espíritas na França do final dos anos 1930. Exibido fora da competição, o filme foi dirigido por Rebecca Zlotowski.

“É uma loucura que depois de 25 anos fazendo filmes esta seja a primeira vez que estive em um longa dirigido por uma mulher”, disse a atriz de 35 anos em uma coletiva de imprensa antes da estreia da produção.

Natalie disse não haver diferenças inerentes entre diretores e diretoras, mas que as oportunidades para estas últimas ? ao menos nos Estados Unidos ? ainda são muito menores.

Isso, por sua vez, afeta a maneira como as histórias são contadas, disse ela, o que resulta em pouca atenção aos relacionamentos entre mulheres, que são “centrais na existência de qualquer mulher, mas, é claro, invisíveis para qualquer imaginação masculina da vida feminina”.