Cotidiano

Reivindicações pautadas pela comunidade

Cuidar do salão comunitário do Bairro Aclimação em Cascavel e buscar melhorias para a comunidade é um dos compromissos da presidente da Associação dos Moradores, Neide Aparecida Oviedo Wilhelm, que está à frente do cargo há pouco mais de três anos.

Ela se divide entre as tarefas diárias em casa, com o trabalho que presta voluntariamente com muita dedicação. Desde que se tornou presidente da associação, já conseguiu melhorias, entre elas, no salão comunitário.

“Hoje realizamos bastante atividades, mas gostaríamos que uma reforma geral fosse feita, até mesmo para que a população pudesse aproveitar mais o espaço”, comenta. Com as obras, seria possível a realização de mais eventos, inclusive, para pagar despesas mensais do salão.

A estimativa é de que o Bairro Aclimação reúna em torno de três mil moradores, entre eles, haitianos. Visto como um lugar tranquilo e muito bom para morar, conta com construção de edifício e também atrai empreendimentos, como é o caso da Barbearia e Salão Oliveira.

“Estamos aqui há cerca de oito meses e gostamos muito de trabalhar no bairro. Existem outras barbearias, mas cada um conquista o seu espaço e principalmente amigos”, comenta o barbeiro Alexandre Campos que divide o local do trabalho com a tia que é cabeleireira.

Lista de reivindicações

Neide comenta que uma lista com 14 itens reivindicados pelos moradores foi levada ao prefeito e a expectativa é de que possa ser atendida em sua totalidade.

“Sempre fomos bem recebidos na prefeitura e todas as solicitações são em nome da comunidade”, afirma.

Entre as prioridades, ela destaca problemas decorrentes da chuva. “Como a localização do bairro é em região de baixada, há dias em que a água invade as calçadas”, cita. Outro problema é com a rede pluvial. “Uma tampa de tubulação na Rua Francisco Bartinik sempre transborda e as melhorias que são feitas no asfalto não duram por muito tempo”. Moradores também pedem uma atenção maior quanto à limpeza nas bocas de lobo.

Vizinho solidário

Projeto que tem se expandido garante mais segurança às famílias. Em grande parte das casas está a placa do Vizinho Solidário. “É uma forma de nos ajudarmos e acredito que a placa já traz um alerta”, comenta Neide. Ela pretende reunir moradores com as autoridades policiais no intuito de debater o funcionamento das ações.

Saúde

Na área da saúde, a população não tem queixas e espera que as reformas na UBS (Unidade Básica de Saúde) sejam concluídas no prazo previsto. Por enquanto, quem precisa de atendimento médico deve agendar consultas na unidade do Bairro Cancelli. Já na área de lazer a preocupação é por conta da praça que tem sido ocupada para uso de drogas.

A comunidade também gostaria de poder aproveitar a estrutura do Creas II (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) em horários paralelos ao funcionamento diário.

Trânsito

Melhorias no asfalto na Rua Paraná constam na lista de reivindicações. “Precisamos de reparos, principalmente no cruzamento com a Rua Otelo Celestino de Castilhos onde há crateras que podem causar acidentes”, comenta Juvenice Braga, moradora do bairro há dez anos.

Um estudo viário na Rua Antonio José Elias também foi solicitado ao município. “É uma via muito movimentada e gostaríamos que pelo menos uma lombada fosse instalada para que os motoristas reduzissem a velocidade. Muitas crianças passam pelo trecho para ir à escola e esse é também o caminho ao posto de saúde”, ressalta a presidente da associação dos moradores.