Cotidiano

Reintegração social

O secretário estadual da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos (Seju), Artagão Júnior, esteve na manhã de ontem na Reitoria da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em Cascavel, reunido com o reitor Paulo Sérgio Wolff, para acertar os detalhes do convênio “Programa do Adolescente Egresso do Sistema de Atendimento Socioeducativo: assistência e acompanhamento aos egressos, interno e familiares”. A Unioeste será primeira Universidade a implantar o projeto lançado pela Seju.

Segundo Artagão, o projeto surgiu do desejo de promover a esses adolescentes uma formação profissional, um trabalho efetivo e dar capacidade de sustentarem suas famílias, ou seja, o resgate da dignidade.

“Esse é um projeto de grande alcance que trará não só para o Paraná um grande efeito como para todo o Brasil. É um compromisso social nosso e um desejo da nossa gestão de promover com a Unioeste, efetivamente, a inserção social”, reforçou Artagão comentando que “nós temos hoje a responsabilidade, enquanto Secretaria, dar condições a esses adolescentes de retomarem sua dignidade”.

Reinserção

Para o reitor, o projeto oportuniza aos adolescentes em medida socioeducativa que se qualifiquem para inserção social. “Somos pioneiros na aplicação desse projeto e sabemos o alcance que tem, especialmente, para que esse jovem possa projetar um futuro melhor e dentro da nossa Universidade”, frisou.

Projeto

De acordo o coordenador do projeto na Unioeste, professor Marco Antônio Batista Carvalho, o projeto, pioneiro no Paraná, tem como foco se adequar ao Plano Estadual de Atendimento Socioeducativo que visa criar oportunidade de construção de autonomia e emancipação do cidadão para os adolescentes e, com extensão, a seus familiares.

Assim, por meio desse projeto a Unioeste irá oportunizar, inicialmente em seu espaço privilegiado de produção de cultura, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, vagas na modalidade de menor aprendiz, por meio de Contrato de Aprendizagem, para adolescentes egressos e em cumprimento de medidas socioeducativas, que estejam cursando o ensino fundamental.

O professor Marco salienta também que o convênio entre Unioeste e Seju conta com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), unidade Cascavel.