Cotidiano

Reino Unido não pode negociar acordo com EUA antes do Brexit

Switzerland Cyprus TalksO Reino Unido não poderá negociar um acordo comercial com nenhum país até sua saída efetiva da União Europeia, assegurou, nesta segunda-feira, a chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini, após o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, mostrar sua intenção de fechar um pacto ?rapidamente? com Londres.

? Enquanto um Estado membro siga sendo um Estado membro, não haverá negociações bilaterais sobre qualquer acordo comercial com terceiras partes ? afirmou Federica em entrevista coletiva, ressaltando que o Reino Unido segue sendo membro ?sete meses após o referendo? no qual venceu a opção de abandonar o bloco europeu.

Em declarações ao ?The Times? e ?Bild?, o magnata mostrou sua disposição de chegar a um acordo comercial com o Reino Unido ?rapidamente? e sua intenção de se reunir logo com a com a primeira-ministra britânica, Theresa May ? a qual, segundo a imprensa britânica, vai defender, nesta terça-feira, um divórcio ?duro? com a UE.

O ministro do Exterior britânico, Boris Johnson, havia classificado o anúncio das negociações comerciais como ?notícia muito boa?, e ressaltou que o acordo deveria ?claramente? beneficiar ambas as partes.

Londres prevê comunicar oficialmente sua intenção de abandonar a UE antes do fim de março, o que daria início a até dois anos de negociações de divórcio.