Cotidiano

Regionais de Saúde registram 3.891 óbitos no primeiro semestre deste ano

Doenças do aparelho circulatório é o que mais causou mortes, com 1.007 óbitos

Cascavel – No primeiro semestre de 2015, o SIM (Sistema de Informação sobre Mortalidade) das três regionais de saúde do Oeste registrou um total de 3.891 óbitos. Entre as cinco principais causas, em primeiro lugar estão as doenças do aparelho circulatório, que provocaram a morte de 1.007 pacientes da região e correspondem a 26% do total de óbitos.

“As principais doenças do aparelho circulatório que levam ao óbito pela ordem são infarto do miocárdio, acidentes vasculares cerebrais [derrames] e embolia pulmonar. Atingem homens após os 40 anos e mulheres depois da menopausa”, afirma o médico do setor de vigilância epidemiológica da 9ª Regional de Saúde, Cassio Roberto Tahan.

No período analisado, morreram 541 homens e 472 mulheres.

“O público masculino é mais atingido porque se cuida menos, não faz exames periódicos, não trata os seus problemas com a mesma disciplina que as mulheres e seguem menos que elas, as orientações dos serviços de saúde”, ressalta o médico.

São fatores predisponentes às enfermidades do aparelho circulatório sedentarismo, obesidade, hipertensão arterial, diabetes, dislipidemias, tabagismo, além de predisposições hereditárias.

“A prevenção se faz com controle do colesterol, triglicérides, glicemia, bons hábitos alimentares, atividade física programada e regular, para manter o peso adequado, e deixando de fumar”, orienta Tahan.

Conforme levantamento do SIM, as neoplasias [tumores] aparecem como a segunda principal causa de mortalidade na região Oeste com 18% dos óbitos. Foram 773 pacientes que perderam a vida em decorrência da doença: 482 homens e 321 mulheres.

Outras causas

As causas externas de morbidade e mortalidade, incluindo acidentes e agressões por disparo de arma de fogo, totalizam 13% dos óbitos com 510 registros no primeiro semestre de 2015.

Pela 10ª Regional de Saúde de Cascavel houve 197 vítimas. Na abrangência da 9ª Regional de Saúde de Foz de Iguaçu, 169 e na região de Toledo, 144. As três regionais de saúde têm contabilizado pelo SIM, 445 óbitos em decorrência de problemas do aparelho respiratório.

As doenças do aparelho digestivo são a quinta principal causa na região e provocaram a morte de 216 pessoas. Na região de Cascavel há o maior número de óbitos, decorrentes de fibrose e cirrose hepáticas.

(Com informações Romulo Grigoli)