Cotidiano

Região Oeste vai ter programa de moradias para servidores

Cohapar possui uma demanda de dez mil famílias na região

Cascavel – O programa de construção de prédios para servidores públicos federais, estaduais e municipais, lançado pela Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná) vai beneficiar o Oeste nos próximos meses. Serão construídas somente em Cascavel 500 unidades de 58 metros quadrados.

O projeto prevê a construção de prédios de seis andares, com 24 unidades habitacionais cada. Além disso, o empreendimento conta com elevador, pista de caminhada, espaço fitness, churrasqueira e traz o que tem de mais moderno em relação à sustentabilidade, com estratégias para limitar o impacto ambiental produzido pela obra.

No estacionamento haverá células fotovoltaicas que convertem a luz solar em energia, podendo reduzir a tarifa em 70%. Outras formas de economia ocorrerão por meio da captação da água da chuva para limpeza das calçadas e manutenção dos jardins, sensores de presença nos corredores, arejador de torneiras e fotossensores nas luzes externas. 

Apesar dos benefícios do projeto arquitetônico, o que atrai ainda mais é o baixo custo para adquirir um apartamento. O valor total é de R$ 160 mil, podendo ser pagos em até 25 anos.

“É um modelo extraordinário, moderno, e que garante segurança e conforto às famílias. Em todo o Paraná, cerca de 500 mil poderão usufruir dessa estrutura”, relata o presidente da Cohapar, Abelardo Lupion.

Há ainda proposta para lançar o programa aos servidores públicos nos municípios de Toledo e Marechal Cândido Rondon.

“A quantidade de moradias a serem construídas no Oeste depende da demanda, mas existe a possibilidade do empreendimento chegar também a outras cidades da região, em locais onde há um expressivo número de funcionários públicos”, explica Aberlardo Lupion.

(Com informações de Marina Kessler)