Cotidiano

Refrigerantes

INFOCHPDPICT000062296518 (2)Novos sabores, embalagens variadas e muitos eventos. É isso que as principais marcas de refrigerantes vêm fazendo para para se manter presente na cabeça ? e no paladar ? dos consumidores. A estratégia visa a tentar driblar a queda de 4% no consumo este ano (entre janeiro e agosto) em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com a Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes (Abir). marcas dos cariocas

A Coca-Cola, líder de mercado no Brasil, aparece pelo terceiro ano seguido como a marca mais lembrada pelos cariocas na categoria refrigerantes. Patrocinadora da Olimpíada, investiu em edições temáticas com embalagens antigas, mudou suas latas da cor vermelha para dourada, em alusão às medalhas de ouro, e ainda lançou versão com 50% menos açúcar, de olho nos consumidores mais saudáveis. E a marca quer mais: no próximo ano, promete mais novidades para comemorar seus 75 anos de presença no mercado brasileiro.

? Vamos ter muitas novidades. Nossa missão é satisfazer as diferentes necessidades dos clientes e buscar alternativas, seja com embalagens ou variantes ? afirma Florian Haensch, diretor de Marketing da marca Coca-Cola.

O Guaraná Antarctica, da Ambev, está na segunda posição. Após lançar versões como o Guaraná Black, com o sabor de frutas da Amazônia, e uma versão zero caloria, a marca apostou no esporte, como o surfe, como uma de suas principais plataformas de comunicação.

? O surfe aproxima a marca da cidade. Levamos para as areias da Barra a Casa Guaraná Antarctica, que se transformou em ponto de encontro dos fãs do surfe durante a etapa carioca da World Surf League. Para 2017, temos planos de expandir a atuação na cidade com iniciativas que visam a nos aproximar ainda mais dos consumidores através do surfe ? diz José Freitas, gerente de Marketing de Guaraná.

A Pepsi, distribuída pela Ambev, ficou em terceiro lugar. Daniel Silber, gerente de Marketing da marca, destaca o relançamento da Pepsi Twist, que conta com a participação da cantora Anitta, que dublou um dos limões usados como personagens:

? O Rio é uma das praças mais importantes para a Pepsi em todo o Brasil, e, ao longo dos anos, viemos investindo em diversas frentes para estreitar nosso relacionamento com os consumidores cariocas. No ano passado, participamos dos 30 anos do Rock in Rio.