Cotidiano

Recursos para Castramóvel

O governo federal disponibilizou verba para a compra de um Castramóvel para Cascavel. O veículo deve funcionar como uma clínica ambulante para a castração de animais de rua e de famílias que não têm condições de pagar pelo serviço.

Os atendimentos ocorrerão por meio de um cadastro. A intenção é de que o animal seja retirado do lar e após recuperado, devolvido ao dono. Apesar da verba já ter sido disponibilizada os trâmites ainda são realizados para a compra do veículo.

O Castramóvel tem por objetivos minimizar os problemas de superpopulação de cães e gatos semidomiciliados ou em situação de abandono nas ruas de cidades e promover equilíbrio entre saúde pública e bem-estar dos bichos. O veículo é adaptado para a esterilização animal gratuita, e está sendo levado aos municípios paranaenses em parceria com as prefeituras e instituições protetoras.

Castrações em clínicas

A primeira fase de programa da Prefeitura de Cascavel garantiu a castração de dois mil animais de rua. A partir deste segundo semestre, a expectativa é de que novas clínicas e hospitais veterinários sejam cadastrados para prestar os serviços.

O edital de credenciamento foi publicado em diário oficial e a previsão é de castração de 2.050 cães e gatos.

A sessão pública para abertura e análise dos documentos irá ocorrer no dia 9 de agosto. O valor total estimado para a contratação é de R$ 450 mil.

Clínicas

As castrações foram realizadas em maior parte em cães acolhidos e encaminhados às clínicas veterinárias por cinco ONGs: Sou Amigo, Cachorros Cascavel, Gatos Cascavel, Abrigo São Francisco e Acipa (Associação Cidadã de Proteção dos Animais).

A princípio o Município contava com três clínicas cadastradas para os procedimentos e o número de interessados em prestar o serviço praticamente dobrou.