Cotidiano

Recifes de corais podem sobreviver às mudanças climáticas, diz estudo

corais.jpg

RIO ? Uma das consequências mais devastadoras das mudanças climáticas nos oceanos poderia ser a erradicação quase completa dos corais, que formam estruturas surpreendentes como a Grande Barreira de Corais da Austrália, lar de uma grande quantidade de fauna marinha.

Se a média da temperatura global subir muito mais que 0,5 grau Celsius ? além do 1 grau Celsius que já aumentou nos últimos 130 anos ?, os cientistas temem o branqueamento dos corais e a acidificação dos oceanos, o que levaria a um colapso generalizado do ecossistema.

Corais

Mas uma nova pesquisa, focada em um momento da História em que o planeta era extraordinariamente frio, sugere que algumas espécies podem ser mais resistentes do que se pensa.

No Caribe, as espécies de corais aumentaram constantemente entre 3,5 milhões e 2,5 milhões de anos atrás.

No entanto, cerca de 2 milhões de anos atrás, a Terra esfriou drasticamente, com geleiras cobrindo grande parte do Hemisfério Norte.

O nível do mar caiu, deixando pouco espaço nas águas rasas costeiras que foi ideal para os corais. Ainda assim, em meio às extinções em massa, algumas espécies sobreviveram.

Pesquisador do Instituto Smithsonian de Pesquisas Tropicais, Carlos Prada atribui esta sobrevivência à elevada diversidade genética dos corais, o que poderia ajudá-los no futuro, diante do aquecimento global.

? O resultado de nosso estudo nos dá a esperança de que algumas espécies sobrevivam a um dramático evento de transformação ambiental ? explicou Prada, cuja pesquisa foi publicada na revista ?Current Biology?. ? É provável que a sobrevivência destes corais em tempos tão difíceis tornou estas populações mais robustas e capazes de persistir sob futuras mudanças climáticas.

Alguns animais e plantas não serão capazes de lidar com a alteração dramática do ambiente e morrerão.

Mas uma espécie composta de indivíduos com uma grande quantidade de variação genética tem mais chances de sobreviver às mudanças climáticas e ainda formar uma população viável.

? Ter uma série de variantes genéticas é como comprar muitos bilhetes na loteria ? comparou Prada. ? Nós descobrimos que mesmo um pequeno número de indivíduos em três diferentes espécies têm alguma variação genética, e, portanto, são suscetíveis à adaptação em seu ambiente.