Cotidiano

Raúl alerta Trump: diálogo respeitoso, mas sem concessão sobre soberania

CELAC-SUMMIT_-GQI33CMJA.1.jpgHAVANA – O presidente de Cuba, Raúl Castro, disse estar disposto a manter um “diálogo respeitoso” com seu colega americano, Donald Trump, mas sem concessões sobre soberania. Ele assumiu a postura durante um pronunciamento na cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), na República Dominicana, nesta quarta-feira (25).

? Desejo expressar a vontade de Cuba de continuar negociando os assuntos bilaterais pendentes com os Estados Unidos com base na igualdade, na reciprocidade e no respeito da soberania e da independência do nosso país, e prosseguir o diálogo respeitoso e a cooperação nos temas de interesse comum com o novo governo do presidente Donald Trump.

Raúl disse, no entanto, que há limites às concessões.

? Cuba e EUA podem cooperar e conviver civilizadamente, respeitando as diferenças e promovendo aquilo que beneficie ambos países e povos, mas não se deve esperar para isso que Cuba realize concessões inerentes a sua soberania e independência ? disse ele, pedindo “respeito à região”.

Esta foi a primeira reação formal de Raúl à posse de Trump, que ameaça reverter as políticas de degelo adotadas pelo governo de Barack Obama. Em novembro, quando da morte do irmão, Fidel, Trump chamou o líder revolucionário de “ditador brutal que oprimiu seu próprio povo por quase seis décadas”.

“O legado de Fidel Castro é de pelotões de fuzilamento, roubo, sofrimento inimaginável, pobreza e negação de direitos humanos fundamentais”, disse Trump em nota.