Cotidiano

Rajoy perde primera votação parlamentar para repetir presidência na Espanha

MADRI ? O presidente interino do governo espanhol, Mariano Rajoy, perdeu nesta quarta-feira uma moção de confiança no Parlamento para assumir um segundo mandato na Espanha. A decisão aproxima ainda mais o país da realização das terceiras eleições em apenas um ano. Em meio ao impasse político espanhol, Rajoy, líder do Partido Popular (PP), conseguiu o apoio de apenas 170 dos 350 deputados do Congresso, seis a menos da maioria de que precisava para garantir vitória.

O partido Cidadãos votou a favor de Rajoy, assim como o pequeno partido regionalista Coalizão Canária. Já o Partido Socialista (PSOE), a aliança antiausteridade Unidos Podemos e os partidos do País Basco e da Catalunha votaram contra o presidente interino.

Um segundo turno ocorrerá na sexta-feira, quando precisará somar mais ?sim? do que ?não? para sua candidatura, mas, previsivelmente, fracassará se os socialistas do PSOE não se abstiverem. Rajoy necessitaria apenas de 11 abstenções para ganhar a segunda votação, mas o líder socialista, Pedro Sánchez, já adiantou que a legenda não se absterá. O partido socialista, com 85 deputados, tem se mantido firme no ?não? a Rajoy.

O país vive uma paralisia política desde que as eleições de dezembro e junho resultaram nos Parlamentos mais fragmentados em quatro décadas.A economia espanhola registrou no segundo trimestre um crescimento anual de 3,2%, um dos ritmos mais elevados da União Europeia (UE), mas mantém um alto nível de desemprego, de 20%, o pior da região, ficando atrás apenas da Grécia.