Cotidiano

?Quem planta vento, colhe tempestade. Afasta esse cálice de mim?, diz Renan sobre Cunha

201609081918361906.jpgBRASÍLIA ? Ao comentar nesta terça-feira a cassação do ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse que “quem planta vento colhe tempestade”. Renan disse que não era especialista no peemedebista, deixando clara a relação de atrito entre ambos.Cunha

? Não sou especialista em Eduardo Cunha, não gostaria nem de falar sobre isso. Mas o que vimos ontem é aquilo: quem planta vento, colhe tempestade. Essa é uma lei da natureza ? disse Renan.

Ao ser perguntado sobre as críticas de Cunha de que ele foi processado com mais agilidade do que Renan, que tem um processo em suspenso no Supremo Tribunal Federal (STF), Renan suspirou e disse:

? Afasta esse cálice de mim.

O presidente do Senado assistiu na noite de segunda-feira à sessão da Câmara que cassou Eduardo Cunha. As primeiras horas foram acompanhadas do gabinete da Presidência, ao lado do senador Jader Barbalho (PMDB-AP). Os dois comentaram que ele estava “isolado” no plenário da Câmara.

Depois, o senador acompanhou a votação durante jantar na residência do colega Wilder Morais (PP-GO).

Renan repetiu por duas vezes o ditado “quem planta vento, colhe tempestade” ao falar de Eduardo Cunha.

O presidente do Senado disse que o clima na Casa vai melhorar com o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) na presidência da Câmara. Ele criticou o fato de que muitas propostas ficaram paradas na Câmara durante a gestão de Eduardo Cunha.

? Do ponto de vista da agenda, as coisas vão melhorar. Estamos em pleno processo de eleição municipal. Mas na retomara construirmos agenda que possa expressamente possa ser votada na Câmara e no Senado. Com Rodrigo Maia, vamos sim ter condições de aprovar nas duas Casas ? disse Renan.

Ele citou a reforma política como uma das propostas com chances de passar nas duas Casas. Nesta terça-feira, a Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ) aprovou uma proposta com pontos da reforma política.

? O sistema político está bastante avariado e nada melhor do que uma reforma para podermos reorientá-lo ? disse Renan.