Cotidiano

Quase 18 mil contribuintes vão receber avisos sobre IRPF 2016

A intenção da Receita Federal é alertar os contribuintes e dar a oportunidade para que eles se regularizem, por meio da retificação à declaração

Curitiba – A Receita Federal começou a enviar cartas para os contribuintes comunicando divergências nas declarações do IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física) 2016. No Paraná, 17,7 mil pessoas têm inconsistências nos dados informados.

A intenção da Receita Federal é alertar os contribuintes e dar a oportunidade para que eles se regularizem, por meio da retificação à declaração. O principal alerta é para que os contribuintes não procurem o atendimento presencial, já que a regularização pode ser feita apenas pela internet, com a entrega de declaração retificadora.

A autorregularização evita que a declaração do contribuinte fique retida em malha fiscal e permite que contribuintes, que tenham imposto a restituir, recebem nos próximos lotes de restituição.

São 20.211 inconsistências no estado. Segundo a Receita Federal, 16.965 contribuintes do Paraná omitiram rendimentos do titular ou do dependente. O segundo maior número é referente à divergência do valor do Imposto de Renda do titular ou dependente: 1.749

Confira os outros dados das divergências dos contribuintes no estado:

 – Livro caixa sem justificativa de rendimento – 193

 – Previdência social oficial indevida – 334

 – Dedução indevida de incentivos – 103

 – Carnê leão/imposto complementar a menor – 867

Os contribuintes que receberem a carta ou aqueles que desejam verificar a situação da declaração do IRPF 2016, ou até mesmo de anos anteriores, devem entrar no site da Receita Federal.

Consulta ao 4º lote

A Receita Federal liberou ontem a consulta ao quarto lote de restituições do Imposto de Renda 2016 e a lotes residuais, de quem caiu na malha fina, de 2008 a 2015.