Cotidiano

Quadrilha que fraudava o Enem teria gabarito

RIO – Uma denúncia de fraude no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), feita pelo Fantástico, da TV Globo, mostrou que uma quadrilha pode ter conseguido gabaritos antes da realização das provas. O delegado da Polícia Federal Marcelo Freitas acredita ter indícios de que a quadrilha conseguiu com antecedência o gabarito da prova azul de Ciências da Natureza ? a mais importante para cursar Medicina.

O programa mostrou um esquema onde uma quadrilha, de Montes Claros, em Minas Gerais, também recrutava alunos e professores pra fazer as provas e repassar as respostas por telefone. E conseguia transmitir as respostas corretas de cada questão através de uma espécie de ponto eletrônico. Uma estudante e quatro integrantes da quadrilha foram presos. A fraude atingiu pelo menos três estados.

Sofia Azevedo Macedo foi abordada pela Polícia Federal, no domingo passado, quando ia fazer o segundo dia do Enem em Belo Horizonte. Ela admitiu tudo e ainda disse à polícia que, no cursinho em que estudou, havia gente oferecendo vaga na faculdade, sem prova, por R$ 400 mil. Rodrigo Ferreira Viana, que segundo as investigações, é o chefe da quadrilha, Felipe Allan Araújo Nunes, Antonio Diego Lima Rodrigues e Johnatan Galdino também foram presos. Segundo a PF, antes do exame de sábado passado, a quadrilha já estava com todas as respostas de uma das provas.

? A partir de um hotel, eles conseguem transmitir os gabaritos para todos os locais do território nacional sem ser importunados ? afirmou o delegado Freitas.

Segundo as investigações, o candidato que iria fraudar a prova recebia um aparelho do tamanho de um cartão de crédito, com um chip e microfones. O estudante prendia o cartão no peito, debaixo da roupa, e o aparelho mandava a ligação para o ponto eletrônico, na orelha do candidato. Enquanto um aluno honesto tinha até quatro horas e meia pra fazer a prova, o fraudador precisou só de seis minutos e 45 segundos para receber todas as 45 respostas da prova de Ciências da Natureza.

Ministro: Enem não será cancelado

O advogado de Sofia afirmou que ela foi ?vítima da quadrilha, aliciada, fragilizada pela pressão que recebe da sociedade e da família para passar no exame de medicina? e ?não participou de forma ativa da prática delituosa?. O advogado acrescentou que o pai de Sofia, que também foi indiciado pelo PF, sabia da fraude ? Sofia pagou fiança e foi solta.

O delegado Freitas fez um alerta:

? Diversos concursos estão sendo fraudados pelo grupo criminoso. Inclusive para delegado, INSS, Receita Federal, provas na área jurídica, como promotor.

Segundo o ministro da Educação, Mendonça Filho, não há possibilidade de o Enem ser cancelado:

? Esse vazamento demonstra que o trabalho de vigilância e articulação do MEC junto à Polícia Federal redundou em medidas que evitaram a fraude. Aqueles identificados, que porventura tenham relação com a organização do Enem, devem também ser punidos exemplarmente.