Cotidiano

Putin: Trump quer reparar relações entre os dois países

LIMA ? Após uma campanha marcada por elogios de ambas as partes, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse neste domingo que já conversou com Donald Trump, e que o presidente americano eleito lhe confirmou estar disposto a reparar a relação ente os dois países. Sobre o encontro com Barack Obama, na cúpula do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (Apec), Putin afirmou que lhe agradeceu ?pelos anos de trabalho conjunto? apesar de seus comentários recentes.

? O presidente eleito confirmou que está disponível para normalizar as relações russo-americanas. Eu lhe disse o mesmo. Não discutimos quando e onde nos iremos encontrar ? revelou Putin. ? A Obama, eu lhe disse que ficaríamos felizes por tê-lo na Rússia quando ele quiser, puder ou assim o desejar.

O presidente americano confirmou ter conversado com seu homólogo russo. Um dos temas tratados foi uma resolução da crise ucraniana. Obama disse ao russo que quer um acordo antes de deixar a Casa Branca, em janeiro. Uma fonte americana indicou que o presidente americano foi duro e exigiu a Putin que ?respeitasse os compromissos da Rússia nos acordos de Minsk?. Após a anexação da península da Crimeia pela Rússia, em março de 2014, os Estados Unidos impuseram sanções econômicas severas contra a Rússia.

? Conversamos sobre a Ucrânia e a necessidade de resolver o tema ? disse Obama. ? Pedi que ele desse instruções a seus negociadores para que trabalhem conosco, França, Alemanha e Ucrânia, para tentar chegar a uma solução antes do fim do meu mandato.

Obama também afirmou que, embora Trump tenha adotado um discurso mais moderado após ser eleito, nada garante que ele não irá cumprir suas promessas de campanha.

? Não posso garantir que ele não buscará cumprir com a posição que adotou. O que posso afirmar é que a realidade lhe pode forçar a um ajuste na maneira em que enfocará alguns temas.