Cotidiano

Putin ratifica acordo para a Rússia usar base de Síria indefinidamente

MOSCOU ? O presidente russo Vladimir Putin ratificou um acordo com o governo sírio que permite que a Rússia de usar a base aérea Hmeimim na Síria por tempo indeterminado, informou nesta sexta-feira o Kremlin. O acordo tinha sido assinado dia 26 de agosto.

A Força Aérea russa realizou vários ataques em apoio ao presidente sírio Bashar al-Assad a partir da base. Mais de um ano após a sua intervenção militar na Síria, Putin segue reforçando a presença militar russa na Síria.

A Rússia anunciou ainda nessa semana planos para construir uma base naval permanente no porto sírio de Tartus. O Kremlin disse que os custos associados com o acordo assinado por Putin serão incluídos nas despesas normais da área de Defesa no orçamento federal de cada ano.

NOVOS BOMBARDEIOS EM ALEPPO

Uma nova onda de ataques aéreos intensos atingiu a zona rebelde da cidade de Aleppo, ao norte da Síria, enquanto forças governamentais e os rebeldes entraram em confronto na região.

De acordo com o Observatório Sírio para os Direitos Humanos, sediado no Reino Unido, dezenas de ataques aéreos noturnos foram realizados no leste de Aleppo. Houve ainda confrontos nas regiões norte e sul da cidade.