Cotidiano

PT vai antecipar renovação do comando nacional, diz Rui Falcão

BRASÍLIA – O presidente nacional do PT, Rui Falcão, disse nesta segunda-feira que o partido antecipou para o primeiro semestre de 2017 o processo de renovação do comando da sigla. Rui Falcão confirmou ainda que a ex-presidente Dilma Rousseff foi convidada para dirigir a Fundação Perseu Abramo a partir de dezembro, mas ainda não respondeu ao convite. Nesta manhã, ele se reuniu com senadores do PT e dirigentes do partido para discutir como será a oposição ao governo Michel Temer a partir de agora no Parlamento e ainda essa antecipação da renovação da direção petista. Ao deixar o gabinete da liderança do PT no Senado, Rui Falcão disse que é preciso “renovar” o comando nacional para enfrentar as eleições de 2018 e que ele não será candidato a presidente do PT.

Segundo ele, o Diretório Nacional se reunirá no dia 07 de outubro para definir se a eleição do novo comando será juntamente com o Congresso Nacional do PT, que geralmente é em fevereiro, ou se ocorrerá depois, por meio do tradicional PED – o Processo de Eleição Direta.

? Antecipamos para o primeiro semestre de 2017 a renovação, mas a discussão será fechada dia 07, se renova a direção no Congresso, pelo esquema atual da eleição direta e se faz antes ou depois do Congresso. Não vou concorrer. Se Temer não for derrubado até lá, teremos eleições em 2018 ? disse Rui Falcão.

Ele disse ainda que o ex-presidente Lula não deve voltar ao comando do partido. A avaliação interna é Lula traria para o comando do partido o foco de críticas, como alvo da operação Lava-Jato. Nos bastidores, fala-se em nomes como os senadores Lindbergh Farias (PT-RJ) e Humberto Costa (PT-PE), além dos ex-ministros Jaques Wagner e Alexandre Padilha, para comandar o PT,

? O ex-presidente Lula tem se oposto a isso em base em dois argumentos: tem que ter renovação geracional. E os ataques que sofrem ele, Dilma e o PT. Se ele vira presidente do PT, dois alvos de uma vez só, ou como se dizia antigamente, se ataca dois coelhos com uma só cajadada ? disse Rui Falcão.

Ele e Lula farão um giro pelo Nordeste a partir desta semana, para reforçar candidatos do partido.

OPOSIÇÃO AO GOVERNO

Rui Falcão disse aos senadores que é preciso intensificar a oposição ao governo Temer, reforçando a equipe de técnicos para voltar a acompanhar os gastos do governo.

? É fazer oposição. É um governo usurpador, é um governo que não foi eleito, isso pauta também o caráter da oposição. E já estamos fazendo oposição à reforma da Previdência. Onde já se viu desvincular os benefícios do salário mínimo e igualar homens e mulheres com 65 anos?

Na corrida eleitoral, Rui Falcão destacou ainda a boa participação do PT em capitais como Rio Branco, Porto Velho, Porto Alegre e Recife, além de Fortaleza.

Rui Falcão se reuniu com o líder do PT no Senado, Humberto Costa, o senador Paulo Rocha (PT-PA) e o senador José Pimentel.