Cotidiano

PT do Senado reage com ?indignação? à prisão de Mantega em hospital

BRASÍLIA – A bancada do PT do Senado reagiu com “indignação” à prisão do ex-ministro Guido Mantega, quanto ao fato de ela ter ocorrido dentro de um hospital. A estratégia do PT, segundo senadores, será enfatizar essa situação, numa linha de “vitimização” de Mantega, mesmo ele tendo sido por várias vezes criticado pelos petistas pela condução da economia quando esteve no Ministério da Fazenda.

” A bancada do Partido dos Trabalhadores no Senado recebeu com extrema indignação a notícia da prisão do ex-ministro Guido Mantega. O repúdio a essa ação da Polícia Federal é ainda maior em razão das condições desumanas, arbitrárias e, mais uma vez, espetaculosas como foi realizada, sendo o ex-ministro preso por agentes do Estado em um hospital enquanto acompanhava a mulher numa intervenção cirúrgica a que se submeteria para tratamento de câncer”, diz a nota.

O PT acusa a PF de ter “desrespeitado as regras mais básicas da dignidade humana e do Estado democrático de Direito”. E acrescenta: “extrapola o limite das ‘tristes coincidências’ com que integrantes da força tarefa da Lava-Jato tentam escusar o odioso abuso de autoridade cometido na prisão do ex-ministro nesta quinta-feira (22), abuso este que se soma a um rol de outros já perpetrados pretensamente em nome da lei”.

Os senadores criticam a “pirotécnica” realizada na ação, alegando que isso “contribui para fragilizar a crença nas instituições democráticas e na lisura e isenção das operações efetuadas pela Lava-Jato”.