Cotidiano

PT do Senado quer que Procuradoria investigue Geddel

BRASÍLIA – O PT do Senado pedirá à Procuradoria-Geral da República abertura de inquérito para investigar o ministro Geddel Vieira Lima (Secretaria de Governo) por tráfico de influência. O ministro da Cultura, Marcelo Calero, pediu demissão na última sexta-feira acusando o colega de de tê-lo pressionado a produzir um parecer técnico para favorecer seus interesses pessoais.

O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), afirmou que acredita que o presidente Michel Temer demitirá Geddel.

? Houve tráfico de influência, ação de constrangimento sobre outro ministro. Esperamos que sim (que seja demitido), certeza que ele (Temer) vai tomar essa decisão porque um conjunto de questões tornam insustentável permanecia dele no governo? afirmou.

Além de recorrer a PGR, o PT está fazendo requerimentos para convidar Geddel a se explicar em comissões temáticas e Calero para reafirmar as acusações que fez por meio da imprensa.

? É de interesse do governo e da sua base o total esclarecimento do que aconteceu. O chamamento para que aqui venha para que possamos fazer uma investigação sem qualquer prejulgamento ? disse Costa.