Cotidiano

Projetos elevam reserva de água em um milhão de litros na região

Investimentos deverão garantir abastecimento em 12 sistemas já para o próximo verão

Catanduvas – Para reforçar os sistemas de abastecimento e garantir o fornecimento ininterrupto com água tratada aos moradores, a Sanepar vai instalar 12 reservatórios na região.

As unidades de reserva de água têm capacidade de armazenamento que varia de 50 a 150 mil litros e vão beneficiar os moradores de Ramilândia, Braganey, Catanduvas, Anahy, Boa Vista da Aparecida, Lindoeste, Iguatu, Penha e Ouro Verde do Piquiri no município de Corbélia, Vila Agrocafeeira, em Matelândia, e Rio do Salto e Juvinópolis, distritos de Cascavel.

Os reservatórios custaram mais de R$ 1,7 milhão. A Sanepar está preparando agora a licitação das bases de sustentação e da instalação dos equipamentos. De acordo com o gerente da Sanepar Renato Mayer Bueno, esses sistemas estão trabalhando no limite da capacidade de armazenamento.

“Com a instalação dessas unidades, a Sanepar quer garantir o abastecimento aos moradores e eliminar possíveis riscos de desabastecimento em qualquer situação de manutenção, de falta de energia e até mesmo de estiagem prolongada”, reforça o gerente da companhia.

As unidades de reserva de água são fabricadas com fibra de vidro, em formato cilíndrico com três metros de diâmetro cada uma. O que varia, em termos de capacidade, é a altura. Juntos, os 12 reservatórios vão armazenar 1,05 milhão de litros de água.

No município de Corbélia, o distrito de Ouro Verde do Piquiri terá aumento de 500% no volume de água reservada no sistema e no da Penha passará de 28 mil para 75 mil litros a capacidade dos reservatórios.

Reserva domiciliar

Assim como a Sanepar instala reservatórios, é recomendado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas que os imóveis também tenham caixa-d’água domiciliar com capacidade suficiente para atender a demanda da residência, comércio, escola, indústria ou outro tipo de imóvel.

“É muito importante que a população tenha seu reservatório para que, em casos de interrupção no abastecimento, a água armazenada possa ser utilizada para o consumo daquele imóvel”, alerta o gerente da Sanepar Renato Bueno.

A recomendação também é válida para quando houver manutenção interna ou reparo hidráulico no imóvel.