Cotidiano

Programa revela como o tataravô de Ian McKellen ajudou a inventar o fim de semana

20121211115301596rts.jpgRIO ? Ian McKellen é um ator consagrado e um ícone pop, graças ao seu trabalho no teatro e a papéis como os de Gandalf e Magneto no cinema, mas seu tataravô pode se tornar ainda mais querido do público depois que for ao ar o documentário “Who do you think you are”, da BBC. O programa, que revela a história familiar de celebridades, descobriu que Robert Lowes, tataravô de McKellen, ajudou a inventar o fim de semana.

“Fiquei muito, muito impressionado com o que Robert fez”, diz McKellen, segundo o jornal inglês “Telegraph“. “O mundo muda porque alguém discutiu com alguém e depois da discussão chegaram a um acordo.”

Caixa num armazém em Manchester, ele fez campanha para que os patrões da cidade desse meio dia de folga para os trabalhadores no sábado, garantindo mais de um dia livre por semana pela primeira vez.

Documentos de 1843 mostram como Lowes conseguiu convencer banqueiros e empresários a liberar os trabalhadores nos sábados a partir das 13h. A jornada na época era de 14 horas em seis dias por semana, segundo especialistas ouvidos pelo programa.

Lowes era secretário do comitê que negociou o dia livre com os banqueiros, comerciantes, fabricantes e impressores da cidade. em 1845 ele abandonaria o emprego para expandir a proposta de meio sábado livre também para costureiras. A partir de Manchester, a demanda se espalharia nos anos seguinte pelo norte da Inglaterra.

O programa mostrará ainda a história de outros ancentrais de McKellen, entre eles um tio-avô que também foi ator em meados do século XIX, mas alcançando bem menos sucesso.

“Who Do You Think You Are?” via ao ar, no Reino Unido, no dia 25 de janeiro.