Cotidiano

Programa da Copel vai instalar 390 mil medidores inteligentes no 1º semestre

Os medidores atuais estão sendo substituídos por equipamentos digitais em todas as unidades consumidoras dos municípios que fazem parte do programa

Programa da Copel vai instalar 390 mil medidores inteligentes no 1º semestre

 

 

Curitiba – Até o final do primeiro semestre deste ano, a Copel vai substituir 390 mil medidores analógicos por modelos inteligentes, em 73 municípios das regiões Oeste, Sudoeste e Centro-Sul do Paraná. Essa é a previsão do Rede Elétrica Inteligente (REI), maior programa do gênero em execução no Brasil. A iniciativa está modernizando a gestão e a distribuição de energia elétrica no Estado.

Os medidores atuais estão sendo substituídos por equipamentos digitais em todas as unidades consumidoras dos municípios que fazem parte do programa. Os novos medidores se comunicam automaticamente com o Centro Integrado de Operação da Distribuição da Copel, permitindo o controle remoto da rede, da subestação ao consumidor final. Até agora, mais de 240 mil medidores já foram substituídos em 63 cidades. A implantação dessa moderna tecnologia não tem custo para o cliente.

“O Rede Elétrica Inteligente garante mais qualidade de vida aos paranaenses e segurança para o agronegócio e para a indústria”, explica o presidente da Copel, Daniel Slaviero. Ele ressalta que o programa atende aos três principais pilares da companhia: qualidade de energia para os clientes, investimento seguro e redução de custos. “A iniciativa atende as demandas dos clientes com mais rapidez, otimiza deslocamentos de equipes e possibilita a geração de dados qualificados para a Copel e para os consumidores”, completa.

 

O PROGRAMA

Em todas as unidades consumidoras, os medidores atuais serão substituídos por medidores digitais que se comunicam diretamente com o Centro Integrado de Operação da Distribuição da Copel, facilitando o controle de toda a cadeia, desde a subestação até o consumidor final. Esse investimento tecnológico não tem custo algum para o cliente e permitirá a leitura de consumo remota, assim como autonomia para o usuário monitorar seu consumo em tempo real por meio do aplicativo da Copel para celular.

Os sensores e dispositivos de controle à distância da rede inteligente vão reduzir o tempo de desligamento provocado por intempéries e outros fatores externos ao sistema. Eles permitem que a rede se religue automaticamente quando isso for possível e, nos casos em que não ocorra, fornecem dados para que a Companhia possa detectar e sanar eventuais problemas de desligamento a partir do Centro Integrado de Operação da Distribuição, em Curitiba.

Quando houver necessidade de intervenção de técnicos, com as informações fornecidas pela rede inteligente o centro saberá indicar o ponto exato que gerou a queda de energia, agilizando o tempo para o restabelecimento. Isso vai ampliar a qualidade de vida dos paranaenses e garantir mais segurança para o agronegócio e as indústrias.

 

INVESTIMENTO

O REI está em sua primeira fase, que está recebendo R$ 820 milhões em investimentos. O valor será aplicado em 151 municípios das regiões Leste (Região Metropolitana de Curitiba), Centro-Sul, Oeste e Sudoeste do Paraná até 2023. A implantação do programa começou em abril de 2021, em Pato Branco, onde cerca de 90% dos medidores antigos já foram substituídos pelo modelo digital. Aproximadamente 4,5 milhões de paranaenses já estão sendo beneficiados com a instalação dos medidores inteligentes.

O programa nasceu como projeto-piloto em 2018, em Ipiranga, nos Campos Gerais, abrangendo cinco mil unidades consumidoras nas áreas urbana e rural do município, e onde está operando com todas as funcionalidades.

 

 

Foto: Copel