Cotidiano

Professores analisam escritores brasileiros mais citados no Enem

Drummond.jpg

RIO ? Um levantamento publicado nesta terça-feira pelo blog “Na base de dados”, do GLOBO, mostrou os escritores brasileiros que mais foram citados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde 1998, ano em que a prova começou a ser aplicada. A pesquisa mostrou que o autor que mais apareceu nos últimos 18 anos foi Carlos Drummond de Andrade, com 15 aparições, seguido por Manuel Bandeira e Machado de Assis, ambos com oito menções.

De acordo com Carolina Pavanelli, professora de Português e Redação do Colégio e Curso Pensi, existe uma tendência histórica de vestibulares priorizarem autores modernistas por ser considerada a escola literária brasileira mais importante.

? O modernismo foi o primeiro movimento que tinha de fato uma preocupação de pensar uma identidade e literatura nacionais, que não tivessem cópias e influências externas. Não é nenhuma surpresa que especialmente no Enem, uma prova nacional com preocupação de contextualizar o país, essa escola seja prioridade ? avaliou.

Alan Miranda, coordenador de Língua Portuguesa e Literatura do Colégio e Curso de A a Z, o grande ponto do Enem é fazer uma reflexão da sociedade através da literatura, que se torna um foco para pensar essas questões.

? A literatura influencia a sociedade, mas também é um reflexo dela e acaba sendo influenciada pela sociedade. Esse jogo duplo da literatura é muito bacana e por isso que esses autores foram tão escolhidos. Dificilmente o aluno vai ter que decorar um autor só por decorar para o Enem. Os autores são selecionados pela sua relação com a história brasileira, com a realidade nacional e a sua importância para formação do país ? explicou Miranda.