Cotidiano

Procuradora-geral dos EUA pede que violência não seja o ?novo normal? do país

WASHINGTON — A procuradora-geral dos Estados Unidos, Loretta Lynch, afirmou no início da tarde desta sexta-feira que o departamento de Justiça e o FBI estão atuando nas investigações sobre o ataque que deixou cinco policiais mortos e sete feridos em uma emboscada em Dallas (Texas), na noite de quinta-feira, durante uma passeata pacífica contra a violência de policiais brancos contra negros. Ela disse que a sensação de medo, desamparo e incerteza dos americanos não se responde com violência:

— Não vamos nos precipitar para que este seja o novo normal no país — disse ela. — Temos que refletir sobre o que queremos ser como país, que sociedade queremos deixar para nossos filhos.

Ela voltou a defender as manifestações pacíficas, dizendo que “a voz de todos é importante” e que continuará trabalhando para que todos tenham o direito constitucional de protestar.

Lynch disse ainda que a resposta a todos os atos tem de ser calma, pacífica, colaborativa e determinada. No fim, ela fez um apelo para melhorar o controle de armas no país:

— Vamos olhar seriamente sobre a facilidade com que os malfeitores conseguem por suas mãos em armas — disse.

O ataque ocorreu durante manifestações contra a morte de dois homens negros por policiais brancos esta semana em Minnesota e em Louisiana.