Cotidiano

Procurador pede que Forças Armadas fiquem no Rio depois dos Jogos

201607090902525983.jpgRIO – A Procuradoria Regional Eleitoral do Rio solicitou ao procurador Rodrigo Janot, procurador-geral da República, para que interceda junto ao Ministério da Defesa para manter os militares das Forças Armadas no estado depois dos Jogos Olímpicos. O pedido foi feito pelo procurador regional eleitoral Sidney Madruga, coordenador da Procuradoria Regional Eleitoral do estado. Sidney explicou que a solicitação leva em conta a suspeita de que dez pré-candidatos na Baixada Fluminense foram mortos nos últimos meses e da crescente influência de milícias em comunidades do estado.

? Precisamos garantir segurança e uma eleição limpa no estado. Então enviamos uma solicitação ao procurador-geral pedindo a permanência das Forças Armadas no estado até o fim das eleições ? afirmou o procurador Sidney Madruga. Links_segurança-jogos

A Procuradoria Regional Eleitoral também requereu à Superintendência Regional da Polícia Federal no estado, que instaure inquérito para apurar os casos de homicídio contra dez pré-candidatos no estado do Rio de Janeiro. Isso porque, se confirmadas as suspeitas de que os assassinatos têm ligação com crimes eleitorais, passaria a ser da PF a atribuição para conduzir as investigações.

? Sabemos que há uma investigação da Polícia Civil nos casos suspeitos. O que estou determinando é que a PF também instaure inquérito para verificar se os crimes tiveram cunho eleitoral. Se isso ficar comprovado, é uma atribuição da Polícia Federal investigar ? disse Sidney.

No documento enviado à PGR, o procurador regional eleitoral Sidney Madruga destacou a situação de calamidade pública decretada pelo Governo do Rio de Janeiro e sua consequência na política de segurança pública. Cita ainda que, segundo levantamento feito pela Assembleia Legislativa, as milícias ocupam um total 170 regiões em todo o Estado.

? O aumento dos índices de criminalidade tem gerado um clima de extrema insegurança e temor na população fluminense. Estou falando isso com conhecimento de causa, já que não fico preso no gabinete. Ando pelas ruas, pego Metrô. Existe um temor na população ? assegurou o procurador.

LEIA MAIS:

Eduardo Paes afirma que segurança não será problema na Olimpíada

Beltrame: informação sobre plano de resgate no hospital chegou incompleta

Imprensa internacional repercute resgate de traficante no Souza Aguiar

Memória: outros resgates de traficantes que já aconteceram no Rio

Uma pessoa morre após invasão de traficantes no Souza Aguiar

Bandidos invadem escola e assaltam professores e alunos na Zona Norte

Polícia identifica dois integrantes de grupo que resgatou traficante em hospital de Niterói

Criança e PM morrem em tentativa de invasão do fórum de Bangu

Médica é morta a tiros no acesso à Linha Vermelha

Atleta de tiro é baleada na cabeça após fugir de falsa blitz na Zona Norte

Beltrame: Rio vai receber menos policiais para os Jogos Olímpicos

Justiça determina internação de acusado de participar da morte de jovem em Del Castilho

Sétimo acusado de envolvimento na morte de jovem na Linha Amarela é detido

Dez crimes que chocaram o Rio de Janeiro

Acervo O GLOBO: O assassinato de jovens do Borel, na Tijuca, e a impunidade