Cotidiano

Procurador pede prisão perpétua para Ratko Mladic, o 'carniceiro dos Bálcãs'

Netherlands War Crimes Mladic-GFL31IB37.1.jpgHAIA – O procurador do Tribunal Penal Internacional para a ex-Iugoslávia (TPII) pediu nesta quarta-feira prisão perpétua contra o chefe militar dos sérvios da Bósnia, Ratko Mladic, acusado de “limpeza étnica”. Chamado de “o açougueiro dos Bálcãs”, Mladic é acusado de querer criar um Estado sérvio etnicamente puro em plena guerra civil bósnia (1992-1995).

? Seria irresponsável e uma afronta à Justiça condená-lo a outra coisa que não seja prisão perpétua ? declarou o procurador Alan Tieger. Srebrenica

O processo contra Mladic, de 74 anos, começou em 2012, após sua detenção no ano anterior na Sérvia.

Acusado em julho de 1995, Mladic é considerado principalmente o responsável pelo cerco de Sarajevo, que durante 44 meses provocou a morte de 10 mil civis. Ele também é acusado de ser o principal responsável pelo massacre de 8.000 homens e meninos na cidade bósnia de Srebrenica em julho de 1995.

Forças pró-sérvias cercaram o enclave muçulmano de Srebrenica no início de 1992, impedindo a chegada de ajuda humanitária. Mesmo com a presença de tropas de paz da ONU, o Exército da República Sérvia da Bósnia invade a cidade. Entre 11 e 13 de julho de 1995, mais de 8 mil homens e rapazes são executados, e mais de 20 mil pessoas são obrigadas a fugir da cidade.

No fim de 1995, Mladic e o então presidente da República Sérvia da Bósnia, Radovan Karadzic, foram indiciados pelo Tribunal Penal Internacional. Em 1999, o secretário-geral da ONU, Kofi Annan, publicou um relatório no qual reconhece que o massacre fez parte de uma campanha de limpeza étnica na região. Karadzic foi preso em 2008, e Mladic, em 2011. Karadzic pegou 40 anos de prisão.