Cotidiano

Procon Carioca descarta mais de 140 quilos de alimentos em Jacarepaguá

carne podre.jpgRIO ? O Procon Carioca descartou mais de 140 quilos de alimentos impróprios para consumo em dois estabelecimentos na Freguesia, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio. O material foi encontrado durante uma operação de fiscalização, na terça-feira. Só no restaurante e pizzaria Papizzo, foram 110 quilos jogados fora.

Segundo os fiscais, havia frango à milanesa e quibe com validades vencidas, camarão, bolinho de bacalhau e caldo de estrogonofe sem datas de fabricação e validade, além de bacon com duas datas de validade. Também teriam sido encontrados alimentos expostos, embalagens impróprias, lixeiras destampadas e sem pedal, além de ralos sem proteção de tela.

Procurada, a Papizzo negou terem sido encontrados alimentos estragados e afirmou que, sob hipótese alguma, comercializarias qualquer tipo de alimento inadequado ao consumo. O restaurante alegou erro de etiquetagem do material de rotina e informou que o problema já foi resolvido.

Já no restaurante Rancho Verde, os fiscais descartaram quase 34 quilos de alimentos. De acordo com eles, muitos estavam sem informações sobre as datas de fabricação e validade e alguns com embalagens violadas. A lista de problemas inclui ainda falta de portas para separar setores, como estacionamento e cozinha. Os ralos estavam danificados e sem telas de proteção.

O sócio-gerente do Racho Verde Jesse Correa justificou a falta de informação sobre as datas de fabricação e validade de alguns alimentos:

? Nossas mercadorias chegam duas vezes ou uma vez na semana. Só que, quando nós pegamos a mercadoria, ela é retirada da embalagem para ser cortada e preparada. E isso é feito à noite, no mesmo dia. Só que, na realidade, devido à legislação, mesmo que formos usar no mesmo dia, é necessário colocar uma etiqueta, indicando a validade do produto. Então, na realidade, não foi um problema de falta de validade. Foi a falta da etiqueta ao ser preparada a mercadoria para servir posteriormente. Nosso problema foi por descuido de um funcionário. Nossa casa, até através das notas fiscais, pode provar que a chegada da mercadoria é sempre semanalmente, uma ou duas vezes ? afirmou.

Segundo o presidente do Procon Carioca, Jorge Braz, as fiscalizações estão sendo intensificadas nos estabelecimentos alimentícios devido ao aumento de denúncias pela população que está acreditando mais nas ações dos órgãos de defesa do consumidor. As denúncias podem ser feitas pelos canais do Procon Carioca: telefone 1746, site http://www.rio.rj.gov.br/web/proconcarioca e pelo facebook (@ProconCarioca)

Leia a nota enviada pela Papizzo na íntegra

?A Papizzo tem 40 anos de história e tradição nessa área. E uma história assim só é construída com respeito ao cliente. Nenhum alimento foi encontrado estragado, nós, sob hipótese alguma, comercializaríamos qualquer tipo de alimento inadequado ao consumo. O que ocorreu foi erro de etiquetagem do material de rotina. O mesmo já foi resolvido. Nossa cozinha é aberta e franqueada a visitação.?