Cotidiano

Processo de investimento no Brasil é ?praticamente uma gincana?

RIO – O excesso de organismos de controle transforma o processo de se investir no Brasil ?praticamente uma gincana?, segundo o diretor-executivo (CEO) da Brookfield Financial, Luis Ildefonso Simões Lopes. O empresário afirmou esperar que os casos recentes de corrupção no país não se tornem uma justificativa para aumentar ainda mais esses mecanismos de controle.

? Somos concessionários na área de transportes, no setor elétrico.., E vemos a todo instante as dificuldades que a superposição de organismos de controle trazem, tornaram o processo de investir no Brasil praticamente uma gincana. E não comparamos com modelos fáceis, como o Canadá ? disse Lopes, ao participar do seminário ?Reavaliação do Risco Brasil?, promovido pela Fundação Getulio Vargas, pela Firjan e pela agência de classificação de risco Standard&Poor?s.

A Índia, segundo ele, é a maior concorrência hoje para os investimentos no Brasil. Lopes destacou que o país está promovendo mudanças em suas regulações que facilitam os investimentos, após um período em que foi exemplo de burocracia.

? Sonho que o Brasil faça algumas coisas como a Índia tem feito. (?) Enquanto há toda uma necessidade de investimento, do outro lado há uma enorme dificuldade para ser realizado ? afirmou.

*Estagiário sob supervisão de Lucianne Carneiro e Rennan Setti