Cotidiano

Primeiro-secretário responsabiliza Maia e líderes por pautar anistia do caixa 2

BRASÍLIA – O primeiro-secretário da Câmara, deputado Beto Mansur (PRB-SP), se defendeu nesta terça após a polêmica sessão que poderia aprovar o projeto que criminaliza o caixa 2 de campanhas eleitorais, mas que poderia dar anistia a políticos que cometeram essa irregularidade no passado. Mansur transferiu a responsabilidade da inclusão do projeto na pauta de votação ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e ao colégio de líderes partidários.

? Quem pauta projetos na Casa é o presidente junto com o colégio de líderes. São eles que pautam, não é o primeiro-secretário que pauta projeto nenhum. Eu estava lá [na sessão], na verdade, dirigindo os trabalhos, ajudando a Câmara a pautar os projetos ? declarou.

De acordo com Mansur, Maia teria concordado com o projeto por pressão dos líderes. O presidente da Câmara teria feito apenas uma condição: desde que a proposta apresentasse uma ideia que antecipasse uma das discussões sobre as Dez Medidas de Combate à Corrupção, em debate em uma comissão especial da Câmara.

? Liguei e conversei com ele. Falou: “Beto eu concordei desde que se apresentasse uma proposta que se antecipasse à comissão e que viesse do seio da sociedade brasileira. Não tem nenhum problema da gente apresentar uma proposta, discutir e emendar na Câmara. Não vejo menor problema nisso.

Beto Mansur finalizou afirmando que soube do conteúdo do projeto apenas quando o deputado Miro Teixeira (REDE-RJ) o alertou durante a sessão.

? Eu acabei ficando sabendo desse projeto, por incrível que pareça, quando eu fiz a reunião extraordinária para votar essas propostas. Eu fui alertado pelo Miro Teixeira porque, até então, eu não sabia. Eu não participei das negociações, porque não cabe a mim ? disse.