Cotidiano

Previsão de conclusão em 30 dias

O antigo Hospital Jacomo Lunardelli, no Bairro São Cristóvão em Cascavel, segue em reformas para que antes mesmo de iniciar atendimentos como Hospital Municipal, receba temporariamente pacientes da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Brasília, que será reformada e ampliada.

A previsão é de que dentro de um mês a mudança seja feita. “O Hospital Jacomo Lunardelli ainda está passando por adequações estruturais para que possa receber a UPA Brasília. A Sesau [Secretaria de Saúde] espera que essas adequações estejam concluídas ao longo dos próximos 30 dias”, afirma o secretário de Saúde, Rubens Griep.

No local as equipes seguem com serviços a todo vapor, mas ainda assim a meta inicial do prefeito Leonaldo Paranhos que previa a transferência da UPA Brasília até o fim do mês de abril não deve ser concretizada.

O município garantiu alguns reparos na unidade do Bairro Brasília enquanto as obras de ampliação não são iniciadas. Ambientes foram reorganizados, houve instalação de dez aparelhos de ar-condicionado internos e na recepção, foram inseridas películas de proteção de sol nas janelas, além de pintura e estandes para duas salas climatizadas.

Apesar dos investimentos, problemas maiores por conta da lotação ainda persistem, diante da falta da liberação de leitos em hospitais e nesta semana houve situações em que faltaram macas para que pacientes pudessem ser recebidos na unidade e com isso, macas do Siate ficaram retidas.

Projeto arquitetônico

O projeto arquitetônico para a expansão da edificação da UPA Brasília em quase 400 metros quadrados, terá o custo de aproximadamente R$ 2 milhões. A entrada da unidade que hoje fica na Avenida Europa será transferida para Rua Vinicius de Morais, após a conclusão das obras.

Desapropriação

Em relação ao Hospital Jacomo Lunardeli, o Município conseguiu a desapropriação do imóvel para fins de utilidade pública com apoio do governo do Estado, ao custo de R$ 8,5 milhões. A expectativa do município é de que a estrutura funcione como retaguarda para pacientes que passam por UPAs e precisam ficar alguns dias em recuperação.e