Cotidiano

Presos envolvidos em resgate são transferidos para presídios federais

RIO – Os quinze presos transferidos para Bangu 1 por ordem da Vara de Exeucções Penais (VEP) por conta do resgate do traficante Nicolas Labre Pereira de Jesus, conhecido por Fat Family, de 28 anos, do Hospital Municipal Souza Aguiar, no domingo, deixaram o Complexo Penitenciário de Gericinó na manhã desta quarta-feira para embarcarem para presídios federais em Catanduvas, Campo Grande e Rondônia. O comboio está na Avenida Brasil neste momento a caminho do aeroporto.

O juiz Eduardo Oberg, da Vara da Execuções Penais (VEP), acusou de inépcia a Secretaria estadual de Administração Penitenciária (Seap) por conta dos últimos acontecimentos dentro do Complexo Penitenciário de Gericinó em que presidiários comemoraram o resgate de Fat Family. Em entrevista ao Bom Dia Rio, da TV Globo, Oberg não poupou críticas à secretaria e questionou: “porque fui eu que transferi o Zaca (para Bangu 1) e não a Seap que sabia de tudo?”

O magistrado lembrou que um dos bandidos envolvidos no resgate de Fat Family telefonou para Zaca, que estava preso em Bangu 3, para comunicar o sucesso da ação e que, em seguida, houve comemoração entre traficantes. Sabendo disso, Eduardo Oberg determinou uma vistoria nas celas do presídio.

— Houve apreensão de cocaína, maconha e até um roteador de wifi de oito quilos para poder servir a todos os presos de Bangu 3, que tem mais de 3 mil internos. Na minha casa tem um wifi de três gramas. Isso é um escárnio com a sociedade. É um atentado ao estado democrático de direito. Isso não pode ser aceito. Isso é uma vergonha! — criticou o juiz titular da VEP.

Ele disse que após a descoberta das mordomias e da festa de comemoração de um crime dentro da cadeia determinou a abertura de uma sindicância para apurar o caso.

— Também determinei a instauração de inquérito na DH (Delegacia de Homicídios) contra o Zaca e, na Dcod (Delegacia de Combate às Drogas), uma investigação na cela de Bangu 3 que comemorou o resgate. De lá, usando um telefone celular, Zaca telefonou para presos de outro presídio e aí a festa começou. O estado está dando a resposta correta (ao transferir os bandidos). Isso aconteceu de domingo para segunda. Na terça-feira, foram todos transferidos para Bangu 1 por ordem minha. Lá eles vão ficar em RDD (Regime Disciplinar Diferenciado), 22 horas trancados e duas horas só de banho de sol” — disse ele ao Bom Dia Rio.

Eduardo Oberg informou, na entrevista, que os 15 presos irão para presídios federais de Catanduvas, Campo Grande e Rondônia até a próxima sexta-feira.