Cotidiano

Presidente mexicano plagiou monografia de licenciatura, diz universidade

CIDADE DO MÉXICO – A universidade mexicana em que o presidente Enrique Peña Nieto cursou sua faculdade reconheceu, nesta segunda-feira (29), a existência de plágio acadêmico em seu trabalho de conclusão de Licenciatura em Direito. Em nota, a Universidade Pan-Americana (UP) declarou que ?cinco formas de tratamento das ideias de terceiros foram encontradas, incluindo reproduções textuais de fragmentos sem citação em nota de rodapé, ou na bibliografia?.

A revisão da monografia de Peña Nieto, datada de 1991, ocorre depois que o site ?Aristegui Noticias? revelou que o documento apresentado há 25 anos usava conteúdo totalmente plagiado e citado de forma inadequada. Em sua reportagem no site, Carmen Aristegui ? demitida da emissora MVS em 2015 depois de revelar que uma mansão de propriedade da primeira-dama, Angelica Rivera, foi vendida por um dos principais empreiteiros do governo ? argumenta que Peña Nieto plagiou 28,8% das 200 páginas que compõem a tese.

A instituição afirmou, porém, estar ?diante de um ato consumado, sobre o qual é impossível proceder em qualquer sentido?, além de indicar que o regulamento geral ?não é aplicável a ex-alunos?.

?Por se tratar de um caso sem precedentes e por não existirem disposições nos corpos regulatórios aplicáveis a esse procedimento de titulação, a UP indica que solicitou uma consulta técnica à Universidade Nacional Autônoma do México (Unam)?, diz a instituição em nota.

A acusação vem num momento delicado e pode complicar ainda mais o presidente: uma recente pesquisa do jornal ?Reforma? mostrou que Peña Nieto chegou ao nível mais baixo de taxa de aprovação presidencial desde 1995: 23%. Ele é muito criticado pela suposta ineficácia na gestão das crises com o narcotráfico e a economia.