Cotidiano

Presidente filipino se compara a Hitler e diz que exterminaria viciados em drogas

MANILA ? Em mais um pronunciamento surpreendentemente agressivo, o presidente filipino, Rodrigo Duterte, comparou sua campanha contra as drogas ao Holocausto. Ele disse que mataria tantos dependentes químicos quanto Adolf Hitler exterminou os judeus. O episódio provocou uma forte reação de líderes judeus, que classificaram a declaração desumana e desrespeitosa.

? Hitler massacrou três milhões de judeus. Há três milhões de viciados em drogas. Eu ficaria feliz em massacrá-los.

O comentário do presidente contraria os registros históricos, que estimam que seis milhões de judeus tenham sido assassinados pelos nazistas antes e durante a Segunda Guerra Mundial. E gerou fortes críticas dos líderes judeus, que pediram que Duterte se desculpasse pela declaração.

? O que o presidene Duterte disse não é apenas profundamene desumano, mas demonstra um desrespeito pela vida humana que é profundamente decepcionante para um líder democraticamente eleito de um ótimo país ? disse à BBC o presidente do Congresso Mundial Judaico, Ronald Lauder.

Já a Liga Anti-Difamação classificou os comentários de inapropriados e profundamente ofensivos. O diretor de comunicação da organização, Todd Gutnick, disse que é incompreensível o motivo que faria algum ?líder querer ter um monstro como modelo?.