Cotidiano

Presidente do TCE apoia decreto de calamidade e diz que irá checar reestruturação de secretarias

2013070992216.jpg RIO- O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Jonas Lopes, aprovou a atitude do Governo estadual de decretar estado de calamidade pública no âmbito da administração financeira. Lopes defendeu as chamadas “medidas duras”, prometidas pelo governador Francisco Dornelles, e disse que o colegiado irá se debruçar sobre a estrutura das secretarias do Rio para checar se de fato a estrutura está sendo reduzida.

Na próxima quarta-feira, Jonas Lopes se reunirá com Dornelles e os presidentes da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) e do Tribunal de Justiça (TJ) e um representante do Ministério Público (MP) para discutir saídas viáveis para crise.

– A situação do Rio é calamitosa mesmo. Alguma coisa precisava ser feita. Achamos que o estado precisa ter ações a nível de gestão. Espero que ele (Dornelles) tome as chamadas medidas duras que prometeu. É necessária uma redução drástica de despesas de investimento, revisão de contratos e de programas sociais. Só com o bilhete único são R$13 milhões por semana. É uma política de grande alcance social, mas nesse momento deve ser revista. Por outro lado, vemos como preocupação a redução de serviços públicos essenciais- disse Lopes.

A reestruturação das secretarias do estado é outro ponto que chama atenção do TCE. De acordo com Lopes, o Tribunal irá acompanhar de perto as mudanças feitas por Dornelles- que na semana passada publicou um decreto acabando com cinco pastas- para verificar se a máquina está sendo enxugada conforme dito:

– Tenho muito receio dessa redução de secretarias, quero saber se elas efetivamente reduziram. Vamos acompanhar isso passo a passo. A secretaria de Pesca, por exemplo, foi incorporada a outra pasta, quero saber se essa estrutura foi de fato enxugada, ou se houve apenas uma mudança de lugar.