Cotidiano

Presidente do México troca ministro da Fazenda após visita de Trump

CIDADE DO MÉXICO – O presidente do México, Enrique Peña Nieto, substituiu nesta quarta-feira seu aliado e ministro da Fazenda, Luis Videgaray, depois que os dois foram duramente criticados pela controversa visita de Donald Trump ao México na semana passada.

Com um olhar sombrio, Peña Nieto disse em entrevista coletiva que Videgaray, que teria sido o arquiteto da visita do candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, será substituído no comando da pasta por José Antonio Meade.

? Quero expressar aqui publicamente o meu mais generoso reconhecimento, não apenas institucional, mas também pessoal, para alguém que sempre foi um colaborador comprometido com o esforço do governo para transformar o México ? disse Peña Nieto, falando diretamente para Videgaray.

Peña Nieto foi atacado na mídia social por receber Trump de última hora na quarta-feira passada, depois que o empresário de Nova York ter sustentado boa parte de sua campanha na promessa de construção de um muro na fronteira, que ele disse que o México pagaria, para deter a imigração ilegal. Trump também ameaçou realizar deportações em massa e reescrever os tratados de comércio cruciais para a economia mexicana.

Trump insultou os mexicanos ao dizer que o país enviou estupradores e traficantes de drogas para os Estados Unidos.

Com um fraco crescimento econômico, a popularidade do presidente em nível recorde de baixa e tensões entre o ministro da Fazenda e outros membros da administração, rumores de saída iminente de Videgaray começaram a aparecer no México há meses.

A reação à visita de Trump aumentou a pressão sobre Peña Nieto para fazer mudanças.

O novo ministro da Fazenda, José Antonio Meade, é um amigo de Videgaray e ingressou no governo como ministro das Relações Exteriores antes de passar para o Ministério do Desenvolvimento social no ano passado.

Diplomatas disseram que Videgaray tinha sido fundamental na organização da visita de Trump. O governo tinha a esperança de convencer Trump da necessidade de moderar seu tom, de reconsiderar suas propostas de campanha mais controversas e a compreender melhor as preocupações do México, durante a conversa de 70 minutos que manteve com Peña Nieto na Cidade do México.

Mas poucas horas depois de sair do México, Trump disse a uma multidão de partidários em Phoenix, Arizona, que o México iria pagar ?100 por cento? do muro na fronteira, levando Peña Nieto a ser ridicularizado em seu país.