Cotidiano

Presidente da Coreia do Sul aceita ser investigada em escândalo político

SEUL ? A presidente sul-coreana Park Geun-Hye, envolvida em um escândalo político de tráfico de influência em seu governo, se colocou nesta sexta-feira à disposição dos procuradores do país para ser investigada e pediu desculpas publicamente pelo caso.

? Se for necessário, estou decidida a permitir que os promotores me investiguem e também aceito uma investigação de um promotor independente ? disse a presidente em sua segunda mensagem à população em menos de dez dias após o escândalo.

Em um discurso transmitido na TV da Coreia do Sul, Park disse que qualquer um considerado culpado na investigação realizada pelo Ministério Público da Coreia do Sul deve ser punido pelo que fez, incluindo ela mesma.

? Sinto uma enorme responsabilidade no fundo do meu coração. Tudo isso é minha culpa e meu erro ? disse Park ? É difícil me perdoar e dormir à noite com sentimentos de tristeza ? acrescentou.

A crise política no governo de Park se instalou após uma amiga da presidente ser acusada e presa por fraude e envolvimento nos assuntos de Estado, sendo beneficiada pelas decisões do governo. Choi Soon-sil teria tido acesso a documentos secretos e até mesmo colaborado em discursos presidenciais.

Park declarou que “lamentável” que uma indivíduo em particular tenha tido lucros e cometidos vários atos ilegais, enquanto o governo trabalha para melhorar a economia e a vida da população.

O escândalo abalou os índices de aprovação de Park, chegando a um mínimo histórico de apenas 5%, uma queda de 12% em comparação a última semana, segundo uma pesquisa do Gallup divulgada nesta sexta-feira.