Cotidiano

Presidente da Câmara diz que eventual delação de Cunha não preocupa

BRASÍLIA – Um dia após a prisão do deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que o fato não irá atrapalhar o andamento dos trabalhos na Casa e negou qualquer temor sobre uma eventual delação do peemedebista. Maia disse ainda não acreditar que Eduardo Cunha possa atingir o presidente Michel Temer.

? Tenho convicção que o governo do presidente Michel Temer vai aprovar as matérias no momento adequado, dentro da regra adequada, respeitando a Constituição, e não acredito mesmo que uma delação do deputado Eduardo Cunha possa atingir o presidente da República ? afirmou.

O presidente da Câmara classificou a prisão de Cunha como uma ?notícia triste?, mas afirmou que o episódio demonstra que as instituições continuam funcionando com ?independência?:

? É uma notícia triste. O deputado Eduardo Cunha foi deputado conosco, foi presidente da Câmara. A prisão de um ex-deputado, ex-presidente da Casa nunca é um momento feliz para ninguém. Tenho certeza que não é um momento feliz, nem para os deputados, nem para o Brasil. É um momento de dificuldade que o Brasil vive, mas pelo menos nós temos a clareza de que as instituições continuam funcionando com independência e com a liberdade necessária para tomar suas decisões ? pontuou.

Maia disse que não recebeu qualquer ?recado? de Eduardo Cunha, direcionado a si mesmo, ou ao secretário do Programa de Parcerias de Investimentos, Moreira Franco, com quem tem uma relação familiar. Logo que foi cassado, Cunha atacou Moreira publicamente, o que foi visto pelo Palácio do Planalto como um sinal de que ele poderia tentar atingir parte da cúpula peemedebista, que hoje está no governo.

? (Recado) Para mim? Não estou sabendo não. Não tem problema não. Eu não recebi nenhum recado e, se quiser dar recado, pode dar recado. Eu não tenho nenhum problema, minha relação com Eduardo Cunha foi sempre política, e entendo a situação que ele vive. Mas, do meu ponto de vista, ele pode falar tudo aquilo que ele entender que seja importante falar ? afirmou.