Cotidiano

Presidente da Anatel diz que não sofre por antecipação por fusão da AT&T e Time Warner

BRASÍLIA – O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros, disse que não quer sofrer por antecipação no caso da fusão da gigente de telecomunicações AT&T e do grupo de mídia Time Warner. Segundo Quadros, a questão ainda deve ser discutida pelos órgãos de controle dos EUA.

? Eu não gosto de sofrer antecipadamente. Nós estamos esperando o desenrolar lá nos Estados Unidos, uma vez que foi anunciada pela própria Casa Branca a necessidade deles verem a relação com os seus órgãos reguladores da condição de aceitar ou não essa fusão ? declarou.

A legislação brasileira proíbe que companhias do setor de telecomunicações como a AT&T tenham participação em empresas que forneceram programação de televisão, como a Time Warner. Se for aprovada pelos órgãos americanos, a fusão entra em choque com as regras brasileiras.

No Brasil, a Sky é responsável pela transmissão de canais da Time Warner, como o Warner Channel, a HBO e o Cartoon Network. Quadros afirmou que a Anatel está preparada para julgar o caso da função, se necessário.

? Já tivemos casos passados aqui com outros grupos que tiveram que se ajustar em função da questão da propriedade cruzada ? afirmou.

A AT&T anunciou no último sábado o acordo de compra da Time Warner por cerca de US$ 86 bilhões. Se for confirmada, essa será a maior operação de fusão global deste ano, criando uma gigante das comunicações.

(*) Estagiário sob supervisão de Eliane Oliveira