Cotidiano

Presença do Corpo de Bombeiros na Costa Oeste garante tranquilidade

Ainda de acordo com o levantamento do 3º CRBM, que abrange 136 municípios da Costa Oeste, no período de 10 de dezembro de 2021 até 5 de janeiro de 2022, o Corpo de Bombeiros orientou 5.210 pessoas e advertiu 2.043 banhistas, distribuiu 57 pulseirinhas de identificação para crianças, atendeu 24 incidentes com animais aquáticos e registrou 22 crianças perdidas nas praias de água doce da área

Presença do Corpo de Bombeiros na Costa Oeste garante tranquilidade

Foz do Iguaçu – Em quase um mês de Verão Paraná – Viva a Vida (2021/2022), não houve óbitos em áreas protegidas. De acordo com o Corpo de Bombeiros o único ocorrido nas praias de água doce da região foi fora do horário de atendimento dos guarda-vidas e em local proibido. Os dados estão no balanço da corporação de domingo (9) e compreendem o período de 10 de dezembro de 2021 a 5 de janeiro de 2022.

“Este óbito ocorreu em Santa Helena e o jovem entrou em área proibida e fora da área do posto de guarda-vidas. Mesmo assim, eles foram chamados e fizeram todas as manobras de reanimação necessárias, encaminhando-o ao hospital”, relata o tenente-coronel Antônio Schinda, comandante do 3º CRBM (Comando Regional de Bombeiro Militar).

“Recomendamos a todo cidadão que banhe-se apenas em local protegido e durante horário que conta com nossos profissionais, os quais sempre estão atentos para evitar afogamentos”, enfatiza. “Pedimos às pessoas que procurem locais que contenham bandeiras vermelho sobre amarelo e postos Guarda-vidas e, em hipótese nenhuma entrem na água à noite, fora do horário ou em local proibido”.

Ainda de acordo com o levantamento do 3º CRBM, que abrange 136 municípios da Costa Oeste, no período de 10 de dezembro de 2021 até 5 de janeiro de 2022, o Corpo de Bombeiros orientou 5.210 pessoas e advertiu 2.043 banhistas, distribuiu 57 pulseirinhas de identificação para crianças, atendeu 24 incidentes com animais aquáticos e registrou 22 crianças perdidas nas praias de água doce da área.

O comandante do Verão Paraná – Viva a Vida (2021/2022) pelo Corpo de Bombeiros da Costa Oeste, tenente Misael Duarte, avaliou a primeira fase da operação na região. “Tendo em vista o recente período de alta da pandemia da Covid-19, que restringiu o número de pessoas em relação a esse ano, houve aumento considerável no número de banhistas, e o balanço das primeiras semanas, é positivo, sem nenhuma gravidade e, principalmente, sem nenhum óbito em local protegido e durante os serviços dos guarda-vidas”, afirma.

 

CRIANÇAS

Segundo o tenente Duarte, a faixa etária que está recebendo mais advertências do Corpo de Bombeiros na Costa Oeste é a das crianças, em decorrência, muitas das vezes, de estarem distantes dos pais ou responsáveis. Para ele, outra situação que chamou atenção neste período do Verão é a incidência de crianças perdidas nas praias da região.

“Esse ano tivemos 22 situações de crianças perdidas e os nossos guarda-vidas conseguiram encontrá-las e entregá-las aos pais. Foi algo considerável por serem praias de água doce e fechadas, local bem menor em comparação com o litoral paranaense e mesmo assim tivemos esses incidentes”, esclarece. “Por isso pedimos aos pais que não se distanciem de seus filhos e peguem a pulseirinha conosco para colocar neles”.

O planejamento dos Bombeiros nesta região inclui ainda um aporte de viaturas, embarcações e equipamentos modernos nas atividades a beira do Rio Paraná, nas prainhas frequentadas pela população nas cidades próximas à Foz do Iguaçu, como Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Itaipulândia, Entre Rios do Oeste e Santa Helena. Nos pontos de maior procura por lazer e banho, guarda-vidas ajudam a orientar as pessoas a entrarem na água.

 

VERÃO PARANÁ 2021/2022

Desde 09 de dezembro de 2021, o Corpo de Bombeiros está reforçando a segurança na região Oeste pelo Verão Paraná – Vida a Vida 2021/2022, ação que congrega diversos órgãos estaduais e é coordenada pela Secretaria da Segurança Pública do Paraná. Os trabalhos seguem até a semana do Carnaval, com aplicações e ações planejadas e integradas com o objetivo de manter o cidadão seguro, para que ele possa curtir a temporada de verão tranquilamente.

 

“Clima tranquilo” na Ponta da Amizade

 

A intensificação das ações administrativas e operacionais da Polícia Civil do Paraná, em Foz do Iguaçu, resultou na diminuição da criminalidade na área. Com a chegada do fim do ano e o aumento de compras e festas na região de fronteira, os trabalhos foram ampliados na região fronteira com o Paraguai, local muito frequentado por turistas. Entre 18 de dezembro de 2021 e 05 de janeiro de 2022 não foi registrada nenhuma ocorrência de roubo nas proximidades da Ponte da Amizade – BR 277, local de passagem de pessoas que fazem compras no Paraguai.

Neste período, a Polícia Civil lavrou 80 autos de prisão em flagrante delito (como o de violência doméstica, furto simples ou qualificado, crimes de trânsito, tráfico e outros) e conduziu 87 pessoas por crimes cometidos. Também foram cumpridos nove mandados de prisão por crimes diversos sendo quatro pela própria Polícia Civil e outros cinco da Polícia Militar.