Cotidiano

Premiê grego acredita em um ?avanço sem chantagens? sobre dívida

63350053_Greece_27s Prime Minister Alexis Tsipras arrives at a European Unio.jpgBRUXELAS – O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, afirmou nesta quinta-feira que é possível conseguir um avanço sem chantagens com seus credores sobre a elevada dívida grega, um dia após a Eurozona anunciar a suspensão das medidas de alívio por causa dos anúncios sociais de Atenas.

? Creio que podemos conseguir um avanço sem chantagens e respeitando a soberania de cada país ? declarou Tsipras ao chegar para a cúpula de Bruxelas.

A França também se opôs nesta quinta à decisão do Eurogrupo de suspender as medidas de alívio à dívida grega e disse que essas medidas foram adotadas sem qualquer tipo de condição.

? As expressões individuais não são expressões coletivas do Eurogrupo ? afirmou o ministro francês da Economia e Finanças, Michel Sapin, em coletiva de imprensa, em alusão implícita à Alemanha, país que pediu a suspensão dessas medidas. ? Nenhum governo respeitou tanto seus compromissos como o executivo grego de Alexis Tsipras.

A Eurozona suspendeu as ações adotadas na semana passada para aliviar ligeiramente a dívida da Grécia depois que o primeiro-ministro grego anunciou novas medidas sociais.

O anúncio dessas medidas sociais na Grécia desagradou alguns credores de Atenas na Zona do Euro, que anunciaram na quarta-feira a suspensão do alívio da dívida acertada com os gregos.

Os ministros da zona do euro haviam decidido no dia 5 de dezembro medidas de impacto limitado para aliviar a elevada dívida da Grécia, situada em torno de 180% do PIB.