Cotidiano

Prefeitura alerta para baixa adesão à vacina da gripe

 Prefeitura de Cascavel faz um apelo à população-alvo da campanha de vacinação contra a gripe, que vai até o dia 26 de maio. Nem mesmo o Dia D de vacinação, realizado no último sábado (13), no município, foi capaz de atingir a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, que é imunizar 80% dos grupos prioritários.

Conforme a prefeitura, das 84.481 pessoas que precisam ser vacinadas, 58.941 tomaram a dose da vacina, que previne, entre outros vírus, contra o da Influenza A H1N1. O número é pouco mais da metade do total dos que precisam ser imunizados. Ainda de acordo com a prefeitura, uma das implicações para a baixa cobertura é a falsa ideia de que a vacina faz mal à saúde.

Os idosos são as pessoas com direito à dose que mais atendem ao chamado. A meta nesse grupo já foi alcançada, com cerca de 80% de vacinação. Por outro lado, crianças entre seis meses a menores de cinco anos integram o grupo com o menor índice de procura, com 50% imunizados.

“Também notamos baixa procura entre os professores, que tanto lutaram para conquistar esse direito. Até agora, imunizamos dois mil docentes. Embora não tenhamos um número repassado pelo Ministério da Saúde, sabemos que por ser um polo educacional, Cascavel tem muito mais docentes ativos em sala de aula. Para receber a dose basta ter o documento assinado pelo diretor e a documentação pessoal em mãos”, detalha a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Beatriz Tambosi.

A vacina da gripe está disponível nas Unidades Básicas de Saúde de Cascavel e neste primeiro momento é destinada às gestantes, puérperas, crianças de seis meses a cinco anos incompletos, pessoas privadas de liberdade, profissionais da saúde, idosos, indígenas, professores das redes pública e privada de ensino e portadores de doenças crônicas (conforme prescrição médica).