Cotidiano

Prazo para fazer cadastramento biométrico termina nesta sexta

Fórum Eleitoral vai atender todos os eleitores que tirarem suas senhas até às 18h

Cascavel – Iniciado há oito meses e prorrogado uma vez, o cadastramento biométrico dos eleitores de Cascavel – bem como de Santa Tereza e Lindoeste, que fazem parte da mesma Comarca – termina nesta sexta-feira (29).

No último dia da biometria, o Fórum Eleitoral abrirá às 9h e vai atender todos os eleitores que tirarem suas senhas até às 18h. O presidente do TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral) se fará presente para conferir mais uma vez o trabalho.

Uma enorme fila se formou na quinta-feira (28) no Fórum, ainda maior que a de quarta-feira, quando foram feitos 2.087 cadastros. A expectativa dos servidores da Justiça Eleitoral para ontem era atender mais de 2,5 mil eleitores, número que hoje deverá ser ainda maior.

Falta pouco

Até o fim da tarde de quarta-feira (27) já haviam sido cadastrados 192.054 eleitores. Como a estimativa para ontem e hoje supera a casa de cinco mil cadastros, Cascavel deverá fechar a biometria faltando menos de três mil eleitores para atingir os 200 mil necessários à realização do segundo turno. Esse número, no entanto, poderá ser alcançado até início de maio, quando vencerá o prazo para o cadastramento de novos eleitores.

Obrigatório

O cadastramento biométrico é obrigatório para todos os eleitores, inclusive àqueles que têm direito ao voto facultativo – analfabetos e com idade entres 16 e 18 ou mais de 70 anos. Quem não atender ao chamado da Justiça Eleitoral estará sujeito a várias penalidades. Para se cadastrar, basta comparecer ao Fórum munido da Carteira de Identidade, Título de Eleitor – quem já tem – e comprovante de residência recente.