Cotidiano

Pós em Direito Penal recebe o Dr. Daniel Achutti em aula inaugural

Começou a primeira edição da Especialização em Direito Penal e Processo Penal ofertada pelo Programa de Pós-graduação do Centro Universitário FAG. Para a aula inaugural, a Instituição recebeu o Dr. Daniel Achutti. O advogado Criminalista é Doutor em Ciências Criminais pela PUCRS (2012), com período sanduíche na Universidade de Leuven, na Bélgica (2010/2011), e autor do livro "Justiça restaurativa e Abolicionismo Penal".

"Foi muito boa a recepção da Instituição e dos alunos. Eles foram bem participativos. Eu trabalhei com eles com uma perspectiva teórica, mas sempre trazendo um caso da vida real, uma vivência real. Trouxe dados de Direito Penal, Sistemas Penal e Penitenciário, para mostrar que uma coisa é o direito da lei e outro é o direito da rua, da vida", explica o Dr. Daniel Achutti.

Alisson Silveira descreve a especialização como um momento de muita alegria e emoção. "Emoção, não só pra mim, mas para todos esses profissionais que hoje dão início a uma das melhores especializações do país. Já na primeira aula tivemos uma verdadeira imersão no Direito Penal. Os temas propostos foram abordados em sintonia com atual crítica que se faz às políticas criminais adotadas no Brasil. Além dos princípios penais, o professor Daniel Achutti explorou as diversas vertentes da criminologia e sua aplicação em países como EUA, Noruega, Suécia e a própria Bélgica", relata.

Camila Milazotto Ricci, coordenadora do curso de Direito do câmpus Toledo e coordenadora pedagógica da especialização, destaca que o módulo inicial é uma demonstração da qualidade do quadro de professores escolhidos. Segundo o Coordenador do Programa de Pós-graduação FAG, Osmar Antonio Conte, a especialização "tem o princípio de desenvolver um curso de excelência, com qualidade técnica e um perfil docente com profissionais que atuam na área do Direito Penal".