Cotidiano

Portugal passa quatro dias abastecido por fontes renováveis de energia

2014_743401455-eolica.jpg_20140818.jpg

RIO ? Portugal alcançou um feito no processo de mudança da matriz energética para fontes limpas e renováveis. Entre 6h45 do dia 7 e 17h45 do dia 11 de maio, todo o consumo do país foi suprido energia solar, eólica e hidráulica. Foram 107 horas, mais de quatro dias completos, de zero emissões na produção energética.

O anúncio foi feito dias depois de a Alemanha ter conseguido gerar praticamente toda a sua necessidade energética por fontes limpas. A Dinamarca é outro país europeu que já consegue gerar toda a energia consumida, com sobras para exportação, de fonte eólica. No Reino Unido, a semana passada foi a primeira da História em que a geração de energia não usou carvão.

?Nós estamos vendo essa tendência em toda a Europa. No ano passado, a Dinamarca, agora em Portugal. A Península Ibérica é grande fonte de recursos renováveis e energia eólica, não apenas para a região, mas para toda a Europa ? disse Oliver Joy, da associação comercial Wind Europe, ao ?Guardian?

Até 2013, Portugal gerava metade de sua energia com combustíveis fósseis, sendo outros 27% de energia nuclear, 13% hidráulica, 7,5% eólica e 3% solar. No ano passado, o cenário mudou, com 22% da energia produzida em fazendas eólicas e todas as fontes renováveis respondendo por 48% do consumo.

? É um feito importante para um país europeu, mas o que parece extraordinário hoje será a comum na Europa em apenas alguns anos ? disse James Watson, diretor executivo da SolarPower Europe. ? O processo de transição energética está no seu momento e recordes como este continuarão a ser quebrados.

Entre 2013 e 2016, a capacidade de geração eólica do país aumentou em 550 megawatts, o suficiente para abastecer uma cidade com 3,4 milhões de habitantes. Agora, o setor pretende continuar a expansão para aproveitar o potencial de exportação da energia para outros países europeus.