Cotidiano

Portela e Mangueira encerram o carnaval de 2017

mangueira_carnaval_2016.jpgRIO – Os desfiles de 2017 na Marquês de Sapucaí serão encerrados pelas duas agremiações mais tradicionais do carnaval carioca. No sorteio da ordem de apresentação das escolas no ano que vem, ficou definido que a Estação Primeira de Mangueira será a última a pisar na avenida na segunda-feira de folia, depois da Portela. Outras duas favoritas recorrentes ao título, Salgueiro e Beija-Flor, vão desfilar no domingo.

A festa que decidiu quando cada escola entrará na Marquês de Sapucaí aconteceu na noite desta segunda-feira, na Cidade do Samba. As agremiações estavam divididas em pares. No domingo, o carnaval será aberto pela Paraíso do Tuiuti, campeã da Série A em 2016. Logo depois, será a vez da Acadêmicos do Grande Rio, seguida pela Imperatriz Leopoldinense. A quarta a desfilar será a Unidos de Vila Isabel. Acadêmicos do Salgueiro vai ser a quinta, e a Beija-Flor de Nilópolis fecha o primeiro dia.

Já na segunda-feira, já estava definido que a União da Ilha do Governador, 11a colocada este ano, daria início à noite. Após o sorteio, ficou definido que a São Clemente será a segunda a se apresentar. A amarela e preta será seguida da Mocidade Independente de Padre Miguel. Depois, virão as três primeiras colocadas de 2016. A Unidos da Tijuca, atual vice-campeã, será a quarta. Portela, terceira colocada este ano, vai ser a quinta a entrar na passarela, antecedendo a campeã de 2016, a Mangueira.

Essa ordem de segunda-feira foi fechada após algumas trocas de posição entre as escolas, permitidas pelo regulamento do sorteio. Os presidentes das agremiações tiveram cinco minutos para as trocas. Primeiro, Mocidade e Tijuca mudaram as posições de desfile. Depois foi a vez de São Clemente, que encerraria a noite, trocar com a verde e rosa.

Em 2017, os desfiles começarão mais tarde, às 22h, e cada escola terá 75 minutos para atravessar a Sapucaí.