Cotidiano

Policiamento é reforçado em Vila Isabel após atos de vandalismo

RIO – Depois dos atos de vandalismo que fizeram moradores e comerciantes a viverem momentos de pânico nas ruas de Vila Isabel, o policiamento amanheceu reforçado. Segundo a Polícia Militar, o policiamento no Morro dos Macacos também está reforçado por policiais militares e de outras Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). Já os acessos e o entorno da comunidade estão sendo patrulhados por equipes do 6º BPM (Tijuca) e do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque).

Nesta quarta-feira, após a morte de um suspeito numa operação da polícia no Morro dos Macacos, jovens moradores da comunidade praticaram atos de vandalismo no bairro e forçaram o comércio do Boulevard Vinte e Oito de Setembro a fechar as portas, pouco antes das 14h. No meio da confusão, lixeiras foram incendiadas e pelo menos uma pessoa foi assaltada. Um ônibus foi incendiado no início da noite na Rua Petrocochino, quase na esquina com a Visconde de Santa Isabel. Por causa disso, esta última via, acesso à Estrada Grajaú-Jacarepaguá, acabou sendo bloqueada por cerca de meia hora, dando um nó no trânsito da região. Nove pessoas, entre elas quatro adolescentes, foram detidas ? duas por roubo e sete por danos ao patrimônio.

De acordo com o 6° BPM (Tijuca), os jovens saíram do Morro dos Macacos munidos com paus, pedras e garrafas com álcool. Na Rua Silva Pinto, na altura da Torres Homem, três lixeiras foram incendiadas. O grupo então partiu para intimidar os comerciantes, determinando que eles fechassem as portas.

Pela manhã, policiais militares fizeram uma operação na comunidade. A ação que terminou com a morte de Hiago Santos da Silva, de 18 anos, no Morro dos Macacos. Segundo a polícia, o objetivo era checar esconderijos de armas e drogas. Houve confronto na região do Terreirinho, onde o suspeito foi atingido. De acordo com a Coordenadoria de Polícia Pacificadora ? a favela tem uma UPP ?, Hiago era conhecido como Mata Gato e seria traficante. Segundo PMs, ele já havia sido detido outras duas vezes. No local do tiroteio, policiais apreenderam uma pistola calibre 9mm, dois carregadores para fuzil AK-47, munição e um radiotransmissor. Uma mulher foi detida durante a ação.