Cotidiano

Policiais protestam na Esplanada contra PEC da reforma da Previdência

BRASÍLIA – Policiais protestaram nesta quarta-feira na Esplanada dos Ministérios contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da reforma da Previdência. No gramado foram espalhadas cruzes, e também lápides com os seguintes dizeres: ?Policial enfim aposentado PEC 287?. Segundo a categoria, a proposta encaminhada ao Congresso não reconhece a atividade de risco dos profissionais de segurança pública para critério de aposentadoria.

O protesto foi organizado pela União do Policiais do Brasil (UPB), formada por 39 entidades de todo país. Segundo a UPB, pelas novas regras propostas, para obter aposentadoria integral o policial terá de contribuir por 49 anos, e deve aposentar próximo aos 70 anos de idade.

A entidade também alerta para as estatísticas em relação a morte de policiais em serviço. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2016, entre 2009 e 2015, foram mortos 2.572 policiais.

?O número de policiais mortos no Brasil em um único ano é equivalente às mortes de policiais ingleses em 98 anos. Já, nos EUA, morreram 41 policiais em serviço no ano de 2015, contra 103 no Brasil, ou seja, mais que o dobro. E entre 2009 e 2015, foram 113% a mais de mortes em serviço do que o ocorrido com policiais americanos?, diz entidade em nota