Cotidiano

Polícia usa choque para imobilizar rapaz com criança no colo em SC

SÃO PAULO – Uma ação de policiais que atendiam uma ocorrência na cidade de Pomerode, em Santa Catarina, tem causado polêmica nas redes sociais. Um vídeo que circula nesta quarta-feira mostra um PM usando uma pistola de choque contra um rapaz que estava com uma criança de aparentemente dois anos de idade no colo.

Segundo a polícia, a viatura foi acionada porque o homem teria arrombado a casa da ex-mulher para levar o filho. Quando voltou para casa para entregar a criança, ainda na versão oficial, teria se irritado com a presença dos policiais.

Alegando que o rapaz estaria embriagado, o policial deu ordem prisão.

? Você está preso e não pode se retirar do local ? disse o soldado, pedindo para que o rapaz entregasse a criança para o parente, que filmava a ação.

O PM dizia que a ordem de prisão seria por embriaguez ao volante, enquanto o rapaz que gravava a situação alegava que era ele quem estava dirigindo antes de chegar na casa. A criança, assustada, chorava no colo do pai.

O PM insistiu, no vídeo de menos de três minutos, para que o rapaz fosse submetido ao teste do bafômetro, enquanto ele alegava que o carro inclusive estava estacionado quando os policiais chegaram.

? Vocês estão assustando a criança ? dizia o rapaz, ao mesmo tempo em que a criança soluçava e gritava “papai, papai”.

O policial partiu para cima do rapaz, que caiu agarrado ao filho na calçada.

? O que que eu fiz? ? gritava o homem, ainda abraçado a criança.

? Larga o menino antes que seja utilizado o dispositivo ? dizia o soldado.

O policial então dispara contra o homem. Neste instante, a criança começava a berrar.

? Olha o menino, olha o menino ? gritava o pai, enquanto outro soldado se aproxima para retirar a criança do colo do pai.

A sessão de choque contra o rapaz continua. É possível ouvir os gritos da criança, já fora do campo de gravação.

Em nota divulgada na página oficial da PM de Pomerode no Facebook, a corporação dá sua versão: ?Observa-se que os policiais foram pacientes, claros e legítimos em suas determinações, inclusive quanto à ordem para soltar a criança. Houve desobediência e resistência por parte do autor (em vários momentos da ocorrência), que infelizmente se utilizava de uma criança (seu próprio filho) como escudo para não acatar as determinações dos policiais e para se livrar das responsabilidades dos atos que até então cometeu?.

O GLOBO ainda não localizou o rapaz que estava com criança. A reportagem també procurou a Secretaria de Segurança de Santa Catarina, mas ela informou que somente a PM comentaria a ação.