Cotidiano

Polícia iraquiana encontra 250 corpos em covas coletivas em Mossul

MOSSUL ? As forças de segurança do Iraque informaram nesta quinta-feira terem encontrado duas covas coletivas que guardariam 250 corpos nos arredores de Mossul, onde há um mês as tropas iraquianas lideram uma ofensiva para retomar a cidade das mãos do Estado Islâmico. Os terroristas construíram os túmulos a 30 quilômetros do reduto extremista, perto de Hammam al-Alil, cidade reconquistada há 10 dias.

No começo do mês, os combatentes iraquianos já haviam encontrado 100 corpos decapitados em uma cova próxima à mesma cidade. O comandante da Polícia Federal do Iraque, Faris Radhi Abbas, contou à CNN que todas foram obra do Estado Islâmico. Desta vez, uma das tumbas foi descoberta dentro de um poço.

? Nós acreditamos que contenha mais de 200 corpos. O Estado Islâmico usou essa cova coletiva para matar e despejar pessoas nos últimos dois anos ? explicou Abbas, que relatou a existência de 45 mortos no outro túmulo.

O comandante ressalta que as tropas trabalham para desarmar bombas deixadas ao redor das covas, segundo ele, para evitar que membros da família recuperassem os corpos de seus parentes. Abdulrahamn al Wagga, do Conselho da Província de Nineveh, informou à rede americana que as autoridades recebiam relatos das tumbas há dois anos: algumas vítimas eram jogadas vivas no poço, deixadas à espera da morte pelos ferimentos.